Estação compacta de hidrogénio alimenta empilhadores na Toyota

A Toyota pretende utilizar a energia do hidrogénio nas suas fábricas, tendo dado mais um passo para esse objetivo ao colocar empilhadores Fuel Cell a trabalhar em Motomachi. O sistema inclui uma estação de abastecimento de hidrogénio compacta.

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Apesar dos fabricantes alemães estarem a empurrar a introdução do hidrogénio para daqui a uma década, as marcas japonesas mantêm-se empenhadas no desenvolvimento e difusão, tão rápida quanto possível, da tecnologia fuel cell.

A Toyota tem desde março de 2018 na sua fábrica de Motomachi, em Aichi, Japão, uma pequena máquina que funciona à base de eletrólise de água para produção e abastecimento de hidrogénio.

A eletrólise da água consiste na decomposição de moléculas de água (H2O), com o objetivo de produzir oxigénio (O2) e hidrogénio (H2) através da passagem de corrente elétrica.

O SimpleFuel – assim se chama este equipamento – tem capacidade para produzir, armazenar e fornecer hidrogénio, ao utilizar a eletricidade gerada a partir da energia solar.

O SimpleFuel é, deste modo, uma estação de hidrogénio simplificada que usa eletricidade obtida por intermédio de painéis solares existentes na fábrica para produzir hidrogénio (H2) de baixo carbono a partir da eletrólise da água, que é fornecida para o funcionamento dos empilhadores fuel cell (FC) existentes na unidade fabril, isto depois de ser comprimido e pressurizado. A pressão de abastecimento é 35 MPa.

O abastecimento demora 3 minutos.

Esta estação de H2 pode produzir até 8,8 kg/dia de hidrogénio, o suficiente para alimentar sete ou oito empilhadores FC, cada um dos quais capaz de operar durante cerca de oito horas.

O seu tamanho compacto permite que que seja instalada em pequenos espaços, tornando-a adequada para o reabastecimento de empilhadores FC sem que seja necessário fazê-los deslocar a um posto de abastecimento no exterior da fábrica.

Esta estação H2 e os veículos de transporte de carga hidrogénio em Motomachi pretendem reduzir as emissões de CO2 desta fábrica, estando em curso o projeto de substituição integral dos empilhadores convencionais em atividade neste polo industrial por outros a fuel cell.

Atualmente, a Toyota Industries Corporation FC já colocou na fábrica de Motomachi vinte empilhadores a hidrogénio, estando previsto que durante este 2019, com o apoio do governo, haja um reforço destes ecológicos 50 empilhadores para esta frota.

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