No início deste ano, a Ford anunciou que cada uma das suas gamas de modelos, lançadas a partir do novo Ford Focus, iria passar a incluir uma variante eletrificada.

“Apontando para o futuro, sendo tecnologicamente avançados e recorrendo a uma vasta gama de soluções electrificadas, para ir ao encontro das diferentes necessidades de diferentes consumidores, os nossos novos veículos Ford Hybrid irão, mais do que nunca, tornar a electrificação relevante e acessível aos condutores” – Stuart Rowley (CEO Ford Europa).

Tal abrange a criação de novas gamas e de novas versões de modelos já existentes, entre diferentes tipos de tecnologias, como Mild Hybrid, Full Hybrid, Plug-in Hybrid ou 100% baterias elétricas.

Ao todo, o construtor americano está a lançar na Europa – ou em vias de o fazer – nada menos do que 16 modelos eletrificados, no âmbito da sua estratégia de eletrificação na Europa sob a bandeira “Ford Hybrid”.

Aqui, no Watts On sintetizamos os 16 modelos (inclui versões de carroçaria e diferentes soluções tecnológicas para o mesmo modelo) que a marca americana terá nos seus concessionários, com algum nível de eletrificação:

SUV

• Kuga: primeiro modelo da Ford a integrar mecânicas mild hybrid, full hybrid e plug-in. O Kuga Plug-In Hybrid faz a sua estreia global com mais de 50 km de autonomia elétrica;
• Explorer Plug-In Hybrid de 7 lugares, com 450 cv, 840 Nm de binário e mais de 40 km de autonomia elétrica;
• SUV inspirado no Mustang, com chegada marcada para 2020. Terá autonomia de 600 km em modo WLTP.
TOTAL: 5 modelos/versões eletrificadas

Outros veículos de passageiros

• Tourneo Custom Plug-In Hybrid de 8 lugares de passageiros com 50 km de autonomia em modo 100% EV (final de 2019);
• Fiesta EcoBoost Hybrid e Focus EcoBoost Hybrid, com tecnologia mild hybrid para aumentar a potência, resposta e eficiência de combustível;
• Mondeo Hybrid, de 4 portas e station wagon, com uma mecânica full hybrid a gasolina/elétrica com tecnologia de auto-recarga;
• Tourneo Custom EcoBlue Hybrid (de 8 ou 9 passageiros), numa versão mild hybrid.
TOTAL: 7 modelos/versões eletrificadas

Viaturas comerciais

Transit elétrica, com lançamento previsto para 2021, em várias configurações de carroçaria;
• Transit EcoBlue Hybrid e Transit Custom EcoBlue Hybrid, com tecnologia mild hybrid;
• Transit Custom Plug-In Hybrid, com um motor elétrico associado ao motor 1.0 EcoBoost da Ford como extensor de autonomia.
TOTAL: 4 modelos/versões eletrificadas

Por tipo de tecnologia, haverá 7 Mild Hybrid (Fiesta, Focus, Puma, Kuga, Transit Custom, Tourneo Custom e Transit), 2 Hybrid (Mondeo berlina, Mondeo carrinha e Kuga), 4 PHEV (Explorer, Kuga, Transit Custom e Tourneo Custom) e dois 100% elétricos (SUV inspirado no Mustang e Transit).

O presidente da Ford Europa, Stuart Rowley, refere que “os modelos apresentados são apenas o início dos nossos planos para desenvolver uma linha abrangente de veículos inteligentes, para um mundo inteligente. Do Fiesta à Transit, cada novo veículo que agora apresentamos terá, na sua gama, uma versão eletrificada que melhor se adequa às necessidades e bolsos dos nossos clientes, em toda a Europa”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of