A “Hora do Planeta” é hoje, dia 30 de março, entre as 20,30h e as 21,30h (hora em Portugal Continental). Trata-se de um “apagão” mundial que pretende alertar para o problema ambiental e das alterações climáticas e que em Portugal também será assinalado.

Mais de uma centena de municípios vão aderir, como atualizamos aqui a informação.

Para marcar o evento, a Associação Natureza Portugal|World Wildlife Fund For Nature (ANP|WWF) irá lançar o Plastic Pollution Countdown, “o livestream mais longo de sempre” como a organização lhe está a chamar, na medida em que se trata de uma contagem decrescente, em tempo real, do tempo médio que uma garrafa de plástico leva a decompor-se na natureza, ou seja, durante 450 anos.

o livestream pode ser seguido em stopplasticpollution.eu

A ação simbólica vai ter como foco uma garrafa de plástico colocada sobre areia de praia, mostrando, o processo de decomposição e incentivando as pessoas a assinarem a petição mundial “Stop Plastic pollution – Zero Plásticos na Natureza”.

O arranque da transmissão será dado no dia 30 de março, durante a Hora do Planeta, na Praça do Comércio, e o livestream pode ser seguido em stopplasticpollution.eu

O que será visto não será nenhum “time lapse” recriando a decomposição da garrafa em 450 anos compactada em 60 minutos, mas sim um verdadeiro “live streaming”, em tempo real, que se inicia às 20,30h e terminará, teoricamente, daqui a 450 anos de uma garrafa a decompor-se, em tempo real.

Ou seja, a partir de hoje qualquer pessoa que visite o site stopplasticpollution.eu irá ver a contagem decrescente do tempo que uma garrafa leva a decompor-se, com o “live feed” ininterrupto de uma câmara a apontar para uma garrafa de plástico sobre areia.

Quem visitar aquele endereço daqui a um ano, dez anos ou vinte anos pode observar o estado da garrafa. No fundo, o que verá é a garrafa na mesma (pois a sua decomposição é quase nula) e um relógio em contagem decrescente para os 450 anos

“A ideia é as pessoas verem realmente aquilo que acontece a uma garrafa que usam durante 5 minutos e que fica na natureza durante 450 anos”, explicou ao Watts On Rita Rodrigues, da ANP|WWF.

“A Hora do Planeta é a maior plataforma pela natureza onde milhões de pessoas por todo o globo pedem ação imediata para travar as alterações climáticas. Este ano, apelamos a todas as pessoas que assinem a nossa petição “Zero Plásticos na Natureza”, e mostrem aos seus líderes que este é um problema sério de poluição que querem ver resolvido, agora”, afirma Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF.

A Hora do Planeta enquanto maior ação ambiental do mundo junta milhões de pessoas em todo o globo terrestre para mostrarem o seu compromisso com o planeta.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of