A Prio continua apostada em estimular a inovação no sector da energia e mobilidade. Nesse sentido, deu início ao programa internacional Jump Start. Após duas edições de sucesso, as expectativas são elevadas.

Mais do que um programa de aceleração para start ups, esta iniciativa oferece aos vencedores a possibilidade de testar os seus pilotos em ambiente real dentro da Prio. Ali terão todo o acompanhamento necessário, estabelecendo uma relação de negócio e parceria com a empresa.

O lançamento desta edição do Jump Start decorreu na passada sexta feira, dia 22, na Prio, em simultâneo com o Open Day. A empresa abriu as suas portas aos agentes e key-players de inovação e empreendedorismo para mostrar os seus bastidores.

Este ano o programa conta com o apoio de três parceiros importantes que alavancam e enriquecem o contributo do Jump Start às startups – Portugal Ventures, Inova Ria e Câmara Municipal de Ílhavo.

Candidaturas até ao final de abril

Até dia 30 de abril as startups podem candidatar-se ao programa JumpStart, respondendo a três desafios e apresentando as suas soluções nas áreas de energia, sustentabilidade e tecnologia, mais especificamente:

Energia para a mobilidade – Como continuar a energizar e potenciar a mobilidade das pessoas?

Digitalização do retalho de energia – Como é que a transformação digital pode alimentar uma mudança no retalho de energia e de conveniência?

Combustíveis avançados – Como criar a nova geração de combustíveis para a transição energética?

Depois do período de candidatura serão eleitas 20 startups para trabalhar a sua proposta de valor no bootcamp intensivo que irá realizar-se nos dias 5 e 6 de junho. Nesta fase, serão escolhidas as dez finalistas que serão acompanhados pela Prio e pela imatch em sessões de mentoria com o objetivo de adaptar as suas soluções inovadoras à estrutura de negócio da Prio.

No dia 3 de julho haverá ainda um dia intensivo dedicado ao pitch training. A final será no dia 5 de julho e as três empresas vencedoras vão receber 10 mil euros de valor base para implementar o seu projeto piloto, podendo contar ainda com uma bolsa de implementação com base na avaliação do modelo de negócio e apoio permanente da equipa Prio.

Adicionalmente, o Top 5 ganha a oportunidade de realizar um voo no avião de acrobacias da Prio. O empreendedor capaz de fazer o loop mais ousado ganha um stand Alpha no Web Summit ou 2500€ para promover a sua startup em parceira com a Prio. 

Implantação nacional do programa

Durante a fase de candidaturas, a Prio irá ainda marcar presença em várias cidades do país para dar a oportunidade às startups de fazerem um pitch enquanto testam um veículo elétrico. As datas e formulários de inscrição podem ser consultados na secção Pitch&Drive do site do programa.

Para Cristina Borges Correia, diretora de inovação da Prio, “o Jump Start e as novidades deste ano demonstram bem a nossa vontade de continuar a trazer inovação aos setores da energia e mobilidade nacionais. Temos por objetivo oferecer mais valor aos nossos clientes, transformando as áreas de negócio em que operamos, sempre pautados por princípios de inovação e sustentabilidade. Em suma, preparar a Prio para as grandes tendências do futuro”.

A Prio lança a terceira edição deste programa em parceria com a imatch, um colectivo que trabalha a inovação dentro das organizações. Paralelamente, estará também a decorrer a 2ª edição do Top Ideias, uma iniciativa de inovação interna para receber, premiar e desenvolver ideias submetidas por colaboradores da Prio.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of