As formas alternativas de mobilidade e de micro-mobilidade estão a chegar a cada vez mais locais e a suscitar a criação de mais empresas. Desta feita, um novo operador de mobilidade elétrica, a Flash, acaba de chegar a Portugal, tendo a particularidade de colocar também Coimbra no radar para o fornecimento dos seus serviços de trotinetes elétricas.

Presente em Lisboa desde janeiro, em regime de soft launch e a operar também em Faro, com cerca de 100 trotinetes, desde fevereiro, a Flash tem um plano ambicioso para se expandir para outras cidades portuguesas. Nos planos da empresa está o lançamento das operações em várias cidades da Europa, tendo-se tornado a empresa de trotinetes elétricas que mais licenças recebeu em Madrid. Atualmente já está a operar também na Suíça e em França. Nascida no final de 2018, a Flash anunciou recentemente ter reunido mais de 55 milhões de euros, na ronda A de financiamento, tornando-a na start-up de micro-mobilidade mais bem financiada da Europa.

A empresa já obteve, de resto, a autorização da Câmara Municipal de Coimbra para disponibilizar trotinetes elétricas na “Cidade dos Estudantes”.

Com esta medida, a Flash, que se lança também em Faro e Lisboa, vai a partir de agora colaborar com a autarquia conimbricense na melhoria da mobilidade do concelho.

A Flash terá uma frota de trotinetes em Coimbra, que incluirá dois modelos de veículos, um deles um novo modelo próprio da empresa.

Esse novo modelo foi pensado para permitir uma experiência de condução mais segura e completa, com suspensões reforçadas, travões duplos, LED’s de sinalização e rodas maiores.

Entre as suas características mais específicas destaca-se um suporte para colocar o telemóvel e uma entrada USB que permite o seu respetivo carregamento.

No arranque da operação, a Flash anunciou uma parceria com a Associação Académica de Coimbra (AAC), indo distribuir nas próximas semanas, 2000 vales com 5 viagens grátis cada de 5 minutos para os estudantes.

O desbloqueio das Flash terá
um valor de 1€.
por minuto custará 0,15€.

Este acordo procura promover a mobilidade sustentável entre os jovens, incentivando-os também para uma conduta responsável, que passa por uma condução segura e o correto estacionamento dos equipamentos.

Para experimentar as Flash basta fazer o download da aplicação disponível na App Store e no Google Play.

Descontos para quem estacionar corretamente

Colaborando com as cidades no ordenamento do espaço público, a Flash mostra na sua APP os pontos de estacionamento (um aspeto inovador), facilitando a vida aos utilizadores.

Através da aplicação da Flash, no momento de estacionar, os utilizadores conseguem saber quais os locais mais indicados mais perto, para deixarem as trotinetes.

No âmbito desta visão amiga do espaço público, a Flash contará com equipas próprias que vão assegurar, diariamente, o carregamento das baterias, a verificação da segurança das trotinetes, o seu correto estacionamento e a sua colocação nas zonas de estacionamento estabelecidas.

Contudo, para incentivar o correto estacionamento dos veículos, a Flash irá oferecer um desconto de 50% no desbloqueio da viagem, a todos os utilizadores que estacionarem nas zonas de estacionamento indicados pela Câmara Municipal de Coimbra (no caso da “Cidade dos Estudantes”) e nos miniparques de estacionamento indicados pela Câmara Municipal de Lisboa (no caso da capital).

Devolver espaço público aos cidadãos

No entender de João Vasconcelos, Presidente do Comité Consultivo da empresa Flash, “a micro-mobilidade é uma solução inteligente para o transporte em pequenas distâncias. Retira o automóvel da equação nessas situações e permite o descongestionamento do trânsito e a diminuição da poluição ambiental nas cidades. A micro-mobilidade não é uma moda passageira, mas uma condição necessária para termos cidades mais inteligentes pelo que há que investir corretamente no seu desenvolvimento.”

Relativamente à presente da Flash em Coimbra, Felix Petersen, Diretor Geral para Portugal, salienta: “Coimbra deu-nos este voto confiança e estou certo que vamos trabalhar de perto com o município no desenvolvimento da mobilidade de futuro da cidade. As cidades do futuro vão ter cada vez menos automóveis, irá haver cada vez mais investimento nas redes de transportes para devolver o espaço público aos cidadãos, um espaço que hoje está desenhado em função dos automóveis. É preciso mudar e acredito que a Flash irá contribuir para a alteração de hábitos e comportamentos”.

Durante a sessão de apresentação do projeto da Flash para a cidade de Coimbra, que teve lugar na sede da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha, Presidente da AAC afirmou que “independentemente desta parceria, é importante que as empresas de transportes como a Flash criem soluções que verdadeiramente satisfaçam as necessidades de deslocação dos estudantes. Acredito que este é o início de uma parceria que só fará sentido se continuar no tempo. Não mudamos hábitos e comportamentos das pessoas de um dia para outro, mas é importante começar já hoje”.

Artigo anteriorElétricos vão trazer custos sociais à Volkswagen
Próximo artigoMercedes-Benz oferece dois AMG GT elétricos