Depois de termos dado a conhecer aqui as informações sobre o Passe Único para a Área Metropolitana de Lisboa, os responsáveis da Área Metropolitana do Porto disponibilizaram já publicamente mais dados sobre as novas assinaturas para esta zona do país.

Os novos títulos entram em vigor a 1 de abril, mas na área metropolitana do Porto podem começar a ser carregados a partir desta quinta-feira, dia 21 de março (em Lisboa, os carregamentos iniciar-se-ão a 26 de março).

Assim, os utentes da região do Grande Porto passam a dispor de dois tipos de passes, o Andante 3Z e o Andante Metropolitano:

Andante 3Z
Preço: 30€

Válido para viajar em 3 zonas selecionadas pelo cliente nas linhas e operadores que integram o sistema intermodal Andante.

Andante Metropolitano
Preço: 40€

Válido para viajar em todas as linhas e operadores integrados no sistema

As novas assinaturas continuam
a ser carregadas com o cartão habitual. E os carregamentos continuam a ser feitos nos mesmos locais, como até aqui.

Três notas adicionais:

  1. ainda que o objetivo do Passe Único é que abranja todos os operadores, públicos e privados, é relevante que saiba que a 1 de abril só será possível a implementação deste novo serviço na zona do Porto junto dos serviços que atualmente estão integrados no Sistema Intermodal Andante. Ou seja, há operadores privados que ainda não aderem de imediato, a 1 de abril. Contudo, possivelmente, em maio essa situação poderá já ficar resolvida, sendo essa uma informação que deverá ser comunicada aos utentes pelos transportadores.
  2. No Porto, o passe gratuito para crianças até aos 12 anos estará disponível a partir de setembro (por ocasião do arranque do ano letivo).
  3. O passe família na região do Grande Porto ainda não tem data para começar a ser vendido. Ultimam-se pormenores para a medida poder ser implementada.

Nas imagens que reproduzimos mais abaixo, pode encontrar mais explicações sobre esta alteração na utilização da rede de transportes coletivos do Porto.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of