Carpooling disponível para 8 mil estudantes da Faculdade de Ciências da Nova

Os alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa passam a partir de hoje a dispor do serviço de carpooling da Via Verde.

0
100

A Via Verde lança esta terça-feira, 12 de março, o Grupo de Boleias da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), o que significa que o serviço de carpooling Via Verde Boleias passa a estar disponível agora para mais de oito mil estudantes do campus da Caparica, em Almada.

Em setembro de 2018 já tinha sido lançado o Grupo de Boleias da NOVA SBE, no campus de Carcavelos, que conta já com mais de 630 membros, perto de 2000 boleias criadas, e mais de 1000 boleias já realizadas.

Júlia Seixas, professora da FCT NOVA, diz que “com esta parceria, estabelecida no âmbito da Estratégia de Sustentabilidade da FCT NOVA, a faculdade quer liderar através do exemplo e apresentar-se como uma instituição inovadora consciente do seu papel na comunidade. Vamos contribuir para a promoção da mobilidade sustentável nos acessos ao campus, visando sensibilizar a comunidade para a adoção de comportamentos mais sustentáveis no dia-a-dia”.

As soluções de carpooling têm benefícios ambientais significativos, permitindo reduzir até 75% as emissões de carbono com as viagens partilhadas.

O serviço Via Verde Boleias disponibiliza a partilha de viagens em carro próprio, ligando a procura e a oferta de boleias, tornando mais simples a partilha de custos das viagens.

O Via Verde Boleias foi lançado pela Via Verde no verão de 2017. O serviço de carpooling da Via Verde veio dar corpo ao novo posicionamento estratégico da Brisa, como operador de mobilidade, suportado na marca Via Verde.

Para usar o serviço basta apenas criar o cartão da boleia, definir o número de lugares disponíveis, o ponto de encontro, o dia e hora desejados. No dia da viagem, os viajantes encontram-se à hora combinada e, após a viagem, o pagamento é feito de forma automática através da app Via Verde Boleias.

Condutores identificados

Além da vantagem económica, a partilha de boleias numa plataforma digital permite a avaliação mútua entre condutores e passageiros, o que termina com o anonimato habitual nas boleias tradicionais, e incentiva os condutores para uma atitude e condução mais responsáveis.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of