A administração Trump estará a equacionar reunir um conjunto de céticos a respeito do aquecimento global com o objetivo de criar um suposto painel que elabore relatórios que neguem factos em relação aos quais quase todos os cientistas concordam no que diz respeito às mudanças climáticas.

Atónita perante a ideia absurda, Kate Marvel, cientista da NASA não poupa nas críticas, considerando que “isso é como reunir um grupo de céticos da lei da gravidade que insistem que é seguro saltar de prédios altos”.

Esse painel terá entre os seus membros o físico William Happer, elemento do Conselho Nacional de Segurança que contesta o impacto prejudicial das emissões de CO2 na atmosfera terrestre.

“É como reunir um grupo de céticos da lei da gravidade que insistem que é seguro saltar de prédios altos”, criticam os cientistas

“Eu não acredito nisso” – Donald Trump, presidente dos EUA, sobre as alterações climáticas.

De acordo com o “The Washington Post”, a intenção de Trump é ter um contra-documento que lhe permita ter uma base para contestar formalmente os recentes relatórios federais norte-americanos, designadamente a “Quarta Avaliação Nacional Climática Volume II” (”Fourth National Climate Assessment Volume) conduzido pelo Congresso e redigido com a ajuda de treze de agências governamentais e departamentos dos EUA.

Esse relatório, que envolveu mais de 300 peritos, abordou as ameaças impostas aos EUA pelo aquecimento global, deixando desconfortável a administração Trump, ao afirmar, de modo perentório, que “com o crescimento contínuo das emissões poluentes a taxas históricas, as perdas anuais nalguns setores económicos podem chegar às centenas de milhares de milhões de dólares até ao final do século – mais do que o atual Produto Interno Bruto (PIB) de alguns estados norte-americanos”.

Ainda de acordo com esta avaliação climática, que Donald Trump refuta, “não há nenhuma explicação alternativa” para as alterações climáticas a não ser a “atividade humana, especialmente a emissão de gases com efeito de estufa”.

Artigo anteriorDocumentário “Energia para Mudar” visto na COP24 exibido em Lisboa
Próximo artigoVolvo melhora autonomia dos plug-in e introduz Mild Hybrid