Documentário “Energia para Mudar” visto na COP24 exibido em Lisboa

O documentário "Energia para Mudar" que foi exibido em Katowice, no âmbito da última COP24, vai estar em destaque esta tarde na Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa (FCUL). O Watts On antecipa o filme.

0
116

Esta segunda-feira, 25 de fevereiro, pelas 17h30, é exibido na Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa (FCUL), o documentário “Energia para Mudar”, lançado em Katowice, no âmbito da COP24.

A película é produzida pela Coopération Internationale pour le Développement et la Solidarité (CIDSE), como parte da campanha Change for the Planet – Care for the People, financiada pela Fundação KR.

O filme, de cerca de 35 minutos, é realizado por Patrícia Pedrosa, abordando seis exemplos de pessoas e de comunidades que decidiram colocam em prática alternativas de vida que se revelam energeticamente eficientes.

São focadas seis histórias, cada um das quais subordinada a um tema:

Os seis exemplos são:
1 – Viver em comunidade (Suíça)
2 – Construir comunidade (Congo)
3 – Energia limpa na igreja (Bélgica)
4 – Energia limpa no posto médico (Quénia)
5 – Mobilidade sem custos climáticos (Portugal)
6 – Eletricidade sem nenhum custo social (Amazónia, Brasil)

Após o visionamento, seguir-se-á um debate com a presença de Francisco Ferreira, presidente da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável (que no documentário dá a cara ao exemplo passado em Portugal), e de Pedro Walpole, padre jesuíta e coordenador da Plataforma EcoJesuit.

O debate será moderado por Margarida Alvim, presidente da Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade.

Este é um dos teasers do filme.

O acesso é livre, mas para se ver o documentário é necessário uma inscrição prévia, cujo formulário pode encontrar aqui.

Para quem não puder estar presente no debate, o Watts On disponibiliza o documentário na íntegra, bastando carregar no play no vídeo (logo na abertura deste artigo).

Da conversão ecológica à transformação social

A exibição da fita enquadra-se num programa mais amplo em torno do tema da sustentabilidade designado “Acorda! – Da conversão ecológica à transformação social” e que é organizado pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, com o apoio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Além do filme desta tarde, este programa prossegue por mais dois dias, incluindo as “Jornadas para Acordar”, com a presença de Pedro Walpole, no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), no Lumiar, nos dias 26 e 27 de fevereiro, entre as 18h e as 20h30. “Destinam-se a estudantes e jovens profissionais interessados em ter um papel ativo pelo desenvolvimento sustentável”, refere a organização.

O programa encerra no dia 27 de fevereiro, pelas 21h, no auditório do CUPAV, novamente com o jesuíta Pedro Walpole, para um encontro aberto sobre “Cuidar da Casa Comum – Da conversão pessoal à transformação social”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of