A Vespa Elettrica, que tínhamos falado aqui, tem, por fim, os seus preços anunciados para o mercado português.

A versão “verde” da icónica scooter do Grupo Piaggio arranca com um PVP recomendado de 6.790 euros.  Isto para a versão com uma potência máxima de 4 kW (nominal de 3,5 kW) e um binário de 200 Nm que se pode considerar como sendo equivalente a uma tradicional 50 cc, ainda que, em termos de performance, a Vespa Elettrica supere as clássicas scooters de 50 cc, particularmente no que diz respeito à aceleração e ao modo como vence as subidas.

Versão mais potente em abril

Em abril, chegará uma versão mais potente, equivalente a um motociclo de 125 cc, a qual vai estar também disponível na rede nacional de concessionários Vespa Elettrica, por um preço de venda ao público recomendado de 6.990 euros. Aos valores mencionados acrescem as despesas de documentação devidas ao Estado.

Sendo 100% elétrica, esta Vespa moderna possui uma bateria de lítio com sistema de recuperação de energia (que recarrega durante a desaceleração), garantindo uma autonomia de até 100 km (quer em estrada, quer em ambiente urbano, de acordo com o construtor).

A bateria de lítio tem 48V e uma capacidade de 86Ah e um débito de 4,2 kW/h.

Carregamento em quatro horas

O carregamento da scooter é em quatro horas, sendo feito através do cabo (localizado no compartimento por baixo do selim), numa tomada elétrica tradicional ou num posto de carregamento público.

Segundo a marca, a bateria da Vespa Elettrica garante uma eficiência de até 1.000 ciclos de carga completos, ou seja, entre 50.000 a 70.000 km (equivalente a, aproximadamente, 10 anos de utilização do veículo em ambiente urbano).

Mesmo após os 1.000 ciclos de carregamento, a bateria, refere a Piaggio, mantém 80% da sua capacidade, continuando a ser perfeitamente utilizável.

Capacidade para um capacete Jet

Localizada sob o assento, a bateria não compromete a funcionalidade do compartimento por baixo do assento que mantém a sua capacidade para um capacete Jet.

O sistema Ride by Wire permite o controlo da potência do motor. Ao pressionar o botão Riding Mode, no lado direito do guiador, o condutor escolhe o modo Eco ou Power.

Modo Eco e Modo Power

O modo Eco tem uma velocidade limitada a 30 km/h e uma aceleração mais gradual, permitindo economizar energia e prolongar a vida útil da bateria.

O modo Power explora por completo a potência do motor.

Para facilitar a mobilização da Vespa Elettrica durante manobras, o condutor pode ainda utilizar o modo Reverse (de marcha-atrás).

Além de ser silenciosa e ecológica, a Vespa Elettrica está tecnologicamente conectada com o mundo.

Ecrã de 4,3”

O veículo dispõe de uma plataforma multimédia (que liga o smartphone ao veículo), possibilitando a gestão de recursos na interface incorporada num painel de instrumentos digital, com ecrã TFT a cores de 4,3”.

Para além das informações comuns (velocidade, modo de condução, autonomia, nível de carga da bateria em percentagem, qualidade de condução ecológica e nível de energia utilizado ou recuperado durante a viagem), o visor TFT permite igualmente a visualização de notificações de chamadas recebidas e mensagens, quando associado a um telemóvel via Bluetooth.

O sistema está ainda preparado para que o utilizador possa, através dos botões do guiador, atender chamadas ou reproduzir músicas (em segurança, espera-se!).

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of