O número de ecopontos que têm vindo a ser instalados em Portugal tem vindo a crescer de forma ininterrupta de ano para ano.

De acordo com o mais recente relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (ERSAR), de 2013 a 2017 foram instalados 4217 novos ecopontos, para um total de 43.568 ecopontos em Portugal.

De 2016 para 2017, assistiu-se a um acréscimo de 5% em ecopontos no território nacional, não havendo ainda dados definitivos sobre 2018.

Fonte: Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (ERSAR)

Para a ERSAR, estas cifras refletem um investimento das entidades gestoras para aumentar as quantidades de embalagens recolhidas seletivamente.

entre 2013 e 2017 foram instalados 4217 novos ecopontos em Portugal

Olhando para os 43.568 ecopontos que existem por todo o país, verifica-se que as concessões multimunicipais são o submodelo de gestão que apresenta o maior número de equipamentos de deposição seletiva, como seria expectável face à maior quantidade de população por si servida (54 %).

No que se refere à análise por tipologia de área de intervenção, o maior número de ecopontos encontra-se nas áreas predominantemente urbanas (17 944), seguido muito de próximo pelo número de ecopontos existentes nas áreas mediamente urbanas (17 632).

“Este facto pode ser explicado por alguns municípios com área predominantemente urbana, como Lisboa e Maia, efetuarem maioritariamente recolha seletiva porta a porta”, explica a ERSAR.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of