Já há powerbanks para veículos elétricos

A VW desenvolveu o protótipo de um posto de carregamento para viaturas elétricas, que se assemelha a um powerbank para telemóvel.

0
347

A Volkswagen desenvolveu o protótipo de um posto de carregamento móvel para viaturas elétricas, que se assemelha a um powerbank para telemóvel.

O equipamento pode ser instalado em qualquer local, como estacionamentos públicos, instalações de empresas, podendo ainda servir de ponto de carga temporário em eventos de larga escala, em espaços abertos.

A capacidade de carregamento é de até 360 kWh, energia suficiente para alimentar até 15 veículos elétricos. Estas torres também estão preparadas para abastecer scooters elétricas.

Quatro veículos em simultâneo

“Será possível configurar um grande número de estações de carregamento temporariamente – exatamente quando e onde elas forem necessárias”, refere Thomas Schmall, responsável do conselho de gestão da divisão de componentes do Grupo VW.

Em simultâneo, podem estar à carga até quatro automóveis: dois em DC e os outros dois em AC, podendo, na carga rápida, o carregamento levar 17 minutos, em média, para ficar completo.

Cada estação de carregamento admite “encostos” rápidos DC até 100 kW.

Tecnicamente, a coluna de carregamento é baseada no pack de baterias que o Grupo Volkswagen usa nos seus modelos elétricos assentes na plataforma de veículos elétricos MEB.

Torre trocada por torre

Se a energia do pack de baterias destas estações móveis for inferior a 20%, a estação de carga esgotada é simplesmente trocada por uma carregada. Ou seja, esta powerbank é trocada por outra powerbank.

Se, todavia, estas torres portáteis de alimentação estiverem permanentemente conectada à fonte de alimentação com até 30 kW via corrente alternada, a bateria recarrega-se indefinidamente.

Fontes de energia renováveis

Se o processo de carregamento for baseado em fontes de energia renováveis, a estação de carregamento também permite o armazenamento temporário dessa energia gerada de forma sustentável, como energia solar ou eólica, conseguindo-se, desse modo, uma mobilidade neutra em relação ao CO2.

Estas estações flexíveis podem ser localizadas na internet ou apps

Durante o primeiro semestre deste ano, a VW vai instalar em Wolfsburgo estas “powerbanks” para automóveis num teste-piloto, com vista a expandir a infraestrutura de carregamento na malha urbana.

Em 2020, a intenção é montar noutras cidades estes equipamentos.

“As estações de carregamento móveis são um passo decisivo para uma rede eficiente de pontos de carregamento. Podem ser configurados em qualquer lugar, conforme necessário – com ou sem conexão à fonte de alimentação. Essa flexibilidade permite uma abordagem completamente nova para a rápida expansão da infraestrutura de carregamento. As cidades podem, por exemplo, descobrir os locais mais adequados para um ponto de carregamento permanente antes de fazer grandes investimentos no desenvolvimento da rede”, destaca Thomas Schmall, responsável do conselho de gestão da divisão de componentes do Grupo VW.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of