A Volvo Cars e a Luminar estão a trabalhar no desenvolvimento de condução autónoma e os seus mais recentes avanços mostram que a tecnologia está a progredir velozmente, no sentido de permitir que os utilizadores tenham um elevado grau de confiança nos algoritmos e sensores.

O desenvolvimento em curso da tecnologia LiDAR, que utiliza a emissão de impulsos de luz para detetar objectos, é, aliás, um elemento crucial no desenvolvimento de automóveis com condução autónoma mais seguros.

A Luminar é uma start up especializada no desenvolvimento de sensores para automóveis autónomos.

Nesse sentido, os automóveis equipados com a tecnologia LiDAR, que Volvo e Luminar desenvolveram, conseguem circular, de uma forma segura e mais rápida, em ambientes de elevada complexidade rodoviária, pois possuem melhores capacidades de percepção a longo alcance.

O vídeo que acompanha este artigo ilustra isso, estando a tecnologia LiDAR a ajudar a concretizar a visão da Volvo Cars para a condução autónoma. “O seu desenvolvimento e a melhoria das capacidades de percepção são alguns dos muitos caminhos que a Volvo Cars e os seus parceiros estão a seguir com vista à introdução de veículos totalmente autónomos”, sublinha a marca sueca.

A nova tecnologia de perceção representa um passo importante rumo a uma condução mais segura

Estas novas capacidades percetivas tornam possível detetar as formas humanas com um nível de detalhe superior, não possível para os sensores atuais.

Adicionalmente, esta nova tecnolgia permite ainda detetar objetos a uma distância até 250 metros, um alcance bastante superior ao da tecnologia LiDAR atual.

Segurança a outro nível

A comunidade on-line DriveTribe que publica regularmente estudos sobre o setor automóvel perguntou, recentemente, “em que automóvel autónomo se sentiria mais seguro?”. Mais de metade (52%, num total de 2520 respostas) destacou a Volvo como sinónimo da segurança e reputação da marca. A Tesla aparece em 2º lugar com apenas 20% dos votos.

“A tecnologia de condução autónoma irá elevar a segurança automóvel a outro nível. Este princípio é a razão pela qual a Volvo Cars deseja ser líder neste capítulo. Em última análise, a tecnologia irá criar vantagens para os nossos clientes e para a sociedade como um todo. A Luminar partilha desta nossa visão e de tentar tornar reais estes beneficios”, declara Henrik Green, vice-presidente sénior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.

No início deste ano, a Volvo Cars adquiriu, através do Volvo Cars Tech Fund, uma parte da Luminar naquele que constituiu o primeiro investimento deste fundo destinado a investir nas tendências tecnológicas estratégicas que estão atualmente a transformar a indústria automóvel.

“A Volvo Cars está fortemente empenhada no estabelecimento de parcerias estratégicas que acelerem a introdução de novas tecnologias no âmbito da disrupção atualmente existente na indústria automóvel”, explica o construtor.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of