Os primeiros três autocarros elétricos que vão integrar a frota da AveiroBus, marca da Transdev, em Aveiro, estão praticamente prontos, começando a circular pelas ruas do município ainda este ano.

A confirmação foi dada por Pierre Jaffard, CEO da Transdev Portugal, ao presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, durante a visita que ambos fizeram, à fábrica da CaetanoBus em Vila Nova de Gaia, onde os veículos elétricos da Transdev estão a ser produzidos.

“Aveiro vai beneficiar de toda a experiência e know-how que o Grupo Transdev tem na Europa, onde, além de ter sido o primeiro operador de autocarros elétricos, é, igualmente, líder em mobilidade com emissões zero”, refere Pierre Jaffard, frisando que, “à semelhança do que já acontece em diversos países europeus, a Transdev está já apta a introduzir em Portugal soluções de transporte com recurso a fontes de energia 100% limpas e adaptadas à medida das necessidades dos municípios e empresas”.

Fundos comunitários do Portugal 2020

Para o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, “a aposta no crescimento da qualidade total da mobilidade e dos transportes públicos no município passa pela introdução nas operações do modo elétrico, que constitui um contributo relevante para a qualidade ambiental e mais um incentivo para a sua utilização pelos cidadãos. Estes três autocarros elétricos que vão entrar na operação da AveiroBus, são mais um testemunho da boa qualidade da parceria entre o Grupo Transdev e a Câmara Municipal de Aveiro, tirando proveito dos fundos comunitários do Portugal 2020”.

Com capacidade para transportar mais de 60 passageiros, os autocarros elétricos que vão servir o município de Aveiro apresentam as medidas standard (12 metros de comprimento) e estarão equipados com motores elétricos de 700V e potência máxima de 160 kW.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of