O Programa de Sustentabilidade da Volvo, iniciado no âmbito da última edição da Volvo Ocean Race, foi distinguido pelos Beyond Sport Awards.

Os Beyond Sport Awards pretendem coroar as melhores práticas e distinguir os melhores exemplos de como o desporto pode ser usado em prol de diversas causas sociais e coletivas.

Este Programa de Sustentabilidade venceu a categoria “Melhor Iniciativa Positiva no Desporto/ Melhor Campanha Corporativa”, atribuída pelos Beyond Sport Awards que destacou a utilização do evento da Volvo na divulgação da mensagem sobre a importância e perigos da poluição do plástico.

Campanha de consciencialização global

No dizer da organização dos Beyond Sport Awards, a regata Volvo Ocean Race, não se limitou a ser um evento internacional, mas funcionou, igualmente, como “uma campanha de consciencialização global, uma plataforma multilingue de educação, um influenciador de mudança de política de governos e de empresas e até uma expedição científica microplástica – tudo com o objetivo combinado de deixar um legado duradouro”.

A Volvo Ocean Race é a mais antiga regata do mundo. Disputa-se de três em três anos. A primeira edição foi em 1973, na altura com a designação Whitbread Round the World Yacht, com partida e chegada a Portsmouth, Reino Unido, para as 17 embarcações participantes.

Desde 2001 designa-se Volvo Ocean Race. A edição 2017-2018 saiu de Alicante, Espanha, e terminou na Holanda. Uma das escalas foi Lisboa.

Compromisso ambiental

A proteção e defesa dos oceanos é, de resto, reconhecido pela Volvo Cars como um tema muito importante, estando enquadrado no forte compromisso ambiental há muito assumido pela marca sueca.

“A Volvo Cars está comprometida com a redução da sua pegada ambiental. A preocupação com o meio ambiente é um dos nossos valores fundamentais e iremos continuar a encontrar novas formas de a incluir no nosso modelo de negócio. Este modelo e a nossa ambição de utilizar plástico reciclado são exemplos desse compromisso”, refere Hakan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars.

Oceanos, tema central

O relacionamento com os oceanos e a problemática da poluição causada pelo plástico foi mesmo um dos temas centrais da última edição da Volvo Ocean Race que contou com a presença da equipa, com bandeira mista de Portugal e das Nações Unidas, “Turn the Tide on Plastic”.

#TurnTheTideOnPlastic

Para mostrar que este compromisso era mais do que mera retórica, em todo o evento não houve recurso a garrafas de água ou copos em plástico, palhinhas ou outros materiais potencialmente poluidores dos oceanos.

Volvo Portugal é “plastic free”

Em termos de combate à utilização de plástico, o próprio importador do fabricante em Portugal afirma, orgulhosamente, que o seu escritório é um dos primeiros “Plastic Free” da Volvo em todo o mundo.

Compromissos concretizados e assumidos

A pensar no ambiente, eis alguns dos compromissos concretizados/assumidos pela Volvo:

  1. Compromisso com a eletrificação e anúncio do fim dos motores Diesel;
  2. Depois de 2019 não haverá modelos Volvo com motores 100% a combustão;
  3. No dia mundial do ambiente (5 de junho) os escritórios da marca de todo o mundo limparam praias;
  4. Abolição de plástico nos escritórios e eventos do construtor até 2019;
  5. Alicerces lançados para a construção de componentes automóveis em plástico reciclado;
  6. Cinco novos modelos totalmente elétricos entre 2019 e 2021;
  7. Impacto climático neutro no nível de operações em 2025;
  8. Emissões de CO2 das fábricas europeias da marca reduzidas em 70% entre 2004 e 2016;
  9. 6 modelos plug-in hybrid e cada novo modelo incorporará uma versão elétrica;
  10. Fábrica de Skovde com impacto neutro nas suas operações (das poucas na União Europeia com esse estatuto);
  11. Substituição pelo construtor de 20 milhões de unidades de copos, recipientes e talheres por alternativas sustentáveis, produtos biodegradáveis, papel reciclado e madeira (só em 2018, a medida resultará numa substituição de 140 toneladas de plásticos por alternativas sustentáveis).

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of