Central solar portuguesa que alimenta 23 mil lares comprada pela Allianz

A Allianz Capital Partners comprou a central fotovoltaica Ourika, de 46 megawatts (MW), em Portugal. A compra desta central em Ourique é o oitavo grande investimento da Allianz numa central solar.

0
1138
A central fotovoltaica Ourika tem uma capacidade de 46,1 megawatts

Em representação da seguradora Allianz, a Allianz Capital Partners anunciou ter adquirido a central fotovoltaica Ourika, de 46 megawatts (MW), em Ourique, Portugal, ainda que não tenham sido avançados números para o negócio.

Sabia que…
… mais de 50% da energia de Portugal provém já do vento, do sol e da água e ocupa o sexto lugar dos países europeus?

A central Ourika está localizada em Ourique, no Alentejo, a 170 km a sudeste de Lisboa. Trata-se de um projeto de 46,1 MW que é capaz de produzir eletricidade renovável suficiente para aproximadamente 23 mil lares por ano, na região.

A central tem um contrato de compra de energia de preço fixo (PPA ou Power Purchase Agreement) de 20 anos, com preços garantidos.

A Ourika é um projeto pioneiro a nível ibérico e será uma das primeiras grandes centrais de energia solar em atividade sem tarifa garantida suportada pelos contribuintes, mas que depende do Acordo de Compra de Energia.

Energia equivalente
a 23 mil lares por ano

“Este investimento prova a importância das energias renováveis no portfólio de investimento da Allianz, que é já um dos maiores investidores neste setor na Europa”, diz Marc Groves-Raines, responsável pela área de Energias Renováveis na Allianz Capital Partners.

“Estamos muito satisfeitos em estabelecer uma parceria com o consórcio WElink, neste que é o nosso primeiro investimento num projeto solar em Portugal. A central Ourika é um ativo valioso a adicionar ao nosso portfólio pró-ambiental, que neste momento já ultrapassa a barreira das 90 centrais solares e eólicas. Esperamos investir em mais projetos solares sem subsídios em vários mercados europeus no futuro, e aguardamos por mais parcerias com a WElink e outras empresas especializadas neste setor”, refere Marc Groves-Raines, responsável pela área de energias renováveis na Allianz Capital Partners.

A compra da central Ourika é o oitavo grande investimento da Allianz numa central solar, uma aposta nas energias renováveis que já ultrapassa os 90 projetos, num total de 83 parques eólicos e 8 centrais solares localizadas na Áustria, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Portugal, Suécia e EUA. Todos estes projetos têm capacidade para gerar energia para abastecer mais de um milhão de lares, ou seja, uma cidade do tamanho de Paris.

Por seu lado, Barry O’Neill, CEO do Grupo WElink, considera que “esta parceria cimenta a transição da empresa para se tornar um produtor de energia líder a nível mundial. Ourika é o primeiro projeto de um ambicioso programa de investimento da WElink juntamente com o nosso parceiro China Triumph International Engineering Company em mercados chave no sul da Europa”.

Solara4 em setembro em Alcoutim

A central Ourika será seguida pelo projeto Solara4 em Portugal, que deverá ficar concluído no terceiro trimestre de 2019 e que terá uma capacidade de 220 MW. Essa central Solara4  fica situada em Alcoutim, Algarve.

Nos planos do Governo está a construção, até 2021, de 31 novas centrais fotovoltaicas, num total de mais de 1100 MW em regime de mercado, portanto, sem direito a tarifas subsidiadas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of