Nos próximos trimestres a marca continuará com cash flow positivo e lucro, aponta Elon Musk

A Tesla alcançou um resultado financeiro positivo no terceiro trimestre deste ano. É digno de registo por duas razões: é apenas a terceira vez que tal acontece (sendo que a última tinha ocorrido no 3º trimestre de 2016); e, de acordo com Elon Musk, CEO da Tesla, estão criadas as condições para a marca da Califórnia continuar doravante acima da linha de água em termos financeiros: “Podemos ter um cash flow positivo e lucro em todos os trimestres daqui em diante”, afirma com convicção Musk.

Ou seja, já no trimestre que está em curso (outubro-dezembro), Musk garante aos acionistas e investidores que a Tesla terá lucro.

Analistas surpreendidos

Os resultados acabaram por surpreender os analistas. A Tesla apresentou um lucro por ação de 1,75 dólares (1,53 euros), quando Wall Street previa um prejuízo por ação de 0,53 dólares (0,46 euros).

“Entregámos mais carros neste último trimestre [mais de 80.000 exemplares, n.d.r.] do que em todo o ano de 2016”, diz Musk.

“Em todos os próximos trimestres podemos ter um cash flow positivo e lucro” – Elon Musk

Os 311,5 milhões de dólares registados de lucro (cerca de 273 milhões de euros) entre julho e setembro de 2018 estão diretamente relacionados com o aumento das vendas do Model 3, o modelo mais acessível do construtor, do qual foram entregues 56.065 unidades.

No mesmo período do ano passado (3º trimestre de 2017), as contas foram bem diferentes: 619,4 milhões de dólares de prejuído (543 milhões de euros).

Uber e Lyft debaixo de olho

Ao seu estilo e, possivelmente, com o entusiasmo do resultado financeiro obtido, Musk aproveitou recentemente para anunciar que a Tesla pretende entrar no campeonato da partilha de veículos: “Vamos operar o nosso próprio serviço de boleias e competir diretamente com a Uber e Lyft”, afirmou Musk.

Ao que se sabe, o projeto de partilha idealizado por Elon Musk pode arrancar no final de 2019, assente em dois vetores: com a utilização de modelos de condução autónoma e com um negócio similar ao conceito da Airbnb (com os proprietários dos Tesla a poderem rentabilizar os seus veículos).

Nos próximos tempos saber-se-á mais deste projeto.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of