A abertura ao contrário das portas é interessante mas não deverá passar para a produção

O Honda Urban Ev Concept tem recebido inúmeros elogios, conquistando mesmo, durante o Turin Motor Show, o título de Best Concept Car no âmbito do “2018 Car Design Award”.

Organizado pela revista Auto&Design, os finalistas e vencedores do Car Design Award foram selecionados e avaliados por um painel composto por doze jornalistas das publicações mais prestigiadas do mundo.

O Honda Urban EV Concept, foi nomeado finalista em abril deste ano e posteriormente escolhido como o melhor Concept Car, ganhando assim contra outros nove adversários na categoria de design. Em janeiro de 2018 já tinha conquistado o título de Concept Car do Ano, atribuído pela revista Automobile.

Concebido com base na inspiração e simplicidade do Civic da 1ª geração, as suas linhas baixas e largas, apresentam uma imagem desportiva, enquanto o estilo contemporâneo incorpora finos pilares A e um para-brisas amplo que aparece a envolver toda a parte frontal do habitáculo.

Construído numa nova plataforma, o EV de duas portas é cerca de quatro centímetros mais curto que um Honda Jazz. A entrada e saída do veículo, são efetuadas através das portas com dobradiças posteriores a relembrar os Fiat 600 e Renault 4CV de outras eras, ou a outro nível, a única coisa que nesse conceito o Urban EV tem em comum com um Rolls-Royce.

Na frente do Urban EV Concept, entre os faróis surge um painel de comunicação onde podem ser apresentadas mensagens multilingues, incluindo, saudações, avisos para outros veículos na estrada ou atualização do estado da bateria.

Interior à anos 70

O interior deste concept car é igualmente simples e acolhedor, com materiais naturais e um habitáculo amplo a fazer lembrar uma sala de estar dos anos 70, com capacidade para 4 pessoas, apresenta bancos corridos à frente e atrás, o que para os padrões atuais parece estranho.

Tecidos de cores suaves e claros e com detalhes em madeira proporcionam um ambiente calmo e tranquilo de um lounge, equipado com um painel digital com tecnologia de ponta, com um ecrã curvo que se prolonga pelo tablier, de pilar a pilar, tendo os comando do painel de controlo na base, no qual se nota um minimalismo talvez excessivo, proporcionando um silêncio visual, o que não é estranho nos concept cars.

Elogiado pelo júri do Car Design Award como uma peça de design de excelência, dotada de uma personalidade marcante, em especial pela capacidade de juntar de forma inteligente o estilo retro e futurista, com o qual se distingue sem igual. 

Produção europeia

Este Honda, vai ser o primeiro carro 100% elétrico a ser produzido na Europa sob a marca estratégica ” Electric Vision”. Esta estratégia inclui o desenvolvimento de uma plataforma dedicada a veículos elétricos, apresentando uma tecnologia Honda powertrain 100% elétrica.

Makoto Iwaki, diretor criativo do projeto, afirmou que a marca pretendeu com o Urban EV Concept transmitir a de forma clara, a ideia de design “Nós Simplificamos” da Honda, de forma a tornar os carros mais próximos dos corações das pessoas. Com a materialização deste projeto, pretendem que o veículo produzido, com base neste conceito, atualmente na fase final de pré-produção, seja fácil de aceder, divertido de conduzir o que tornará o dia-a-dia mais alegre. Estima-se que as primeiras entregas sejam efetuadas no final de 2019. Com data marcada de comercialização para o final de 2019, ainda sem preço anunciado, resta-nos acompanhar o desenvolvimento do mercado e esperar calmamente pela continuidade desta nova era dos veículos elétricos, ainda no seu início de massificação.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of