Inspirado no lendário 504 Coupé, um dos mais belos modelos da marca, o e-Legend Concept é 100% elétrico.

Com este concept car, a Peugeot revela que está focada também no futuro da mobilidade. Para além do tipo de energia que utiliza, está equipado com quatro modos de condução, manuais ou autónomos. Além disso, dispõe de uma oferta de infotainment que aparenta ser referencial.

Com o Peugeot e-Legend Concept aprofundamos e definimos a experiência 100% autónoma, elétrica e conectada. O Responsive i-Cockpit é enriquecido para oferecer aos seus convidados uma condução envolvente, especificamente personalizada para cada um dos seus quatro modos de condução., diz Aude Brille, Responsável da Estratégia Peugeot

O reencontro com o tempo

Dependendo do tipo de tráfego rodoviário ou do estado de espírito do condutor, este concept car propõe quatro modos de condução.

Dois modos autónomos: 

  • SOFT: privilegia o conforto dos ocupantes. Projeção em ecrãs digitais e visualização do mínimo de informações,
  • SHARP: tipificação precisa e dinâmica do veículo. Possibilidade de máxima conexão às atividades digitais (redes sociais, agenda, etc.).

Em modo autónomo, a configuração interior do Peugeot adapta-se: 

  • Graças à tecnologia de direção by wire, o volante recolhe-se sob a barra de som, deixando totalmente visível o ecrã de 49 polegadas,
  • os bancos da frente inclinam-se,
  • os apoios de braço laterais desvendam-se automaticamente, proporcionando um espaço de arrumação com grande capacidade e uma zona de carga por indução para smartphones,
  • os comandos principais permanecem acessíveis através da consola central, integrada no banco do condutor.

Os ocupantes podem, assim, dedicar-se aos seus passatempos favoritos: jogos de vídeo integrados ou assistir a um filme, seja no ecrã central curvado, ou em cada um dos ecrãs integrados nas palas de proteção do sol.

Dois modos manuais:

  • LEGEND: modo cruising, que relembra os três mostradores do 504 Coupé, e apresentação em madeira tratada da informação digital nos diferentes ecrãs,
  • BOOST: condução dinâmica e estimulante graças ao motor elétrico eficiente. Imersão a 180º com a projeção da estrada num ecrã de grandes dimensões.

Estamos entusiasmados em trazer a nossa tecnologia Houndify de classe mundial para o Peugeot e-Legend Concept. Este moderno e atrativo coupé é um complemento perfeito às nossas tecnologias de IA e às soluções inteligentes de conversação. A experiência de condução nunca foi tão intuitiva., revela Keyvan Mohajer, Co-Fundador e CEO, SoundHound Inc.®

Inteligência artificial a bordo

Em parceria com a empresa SoundHound, líder das tecnologias de Inteligência Artificial, o Peugeot e-Legend Concept propõe um assistente pessoal, de comando vocal, adaptado à condução autónoma. Através de frases simples, o condutor pode alterar o seu modo de condução, desfrutar da sua playlist preferida, ver, abrir ou fechar as portas eletrificadas do seu veículo. O sistema responde através da voz digitalizada de Gilles Vidal (Diretor de Estilo Peugeot), disponível em 17 línguas. Uma versão adaptada aos veículos de série estará disponível nos produtos da marca Peugeot dentro de dois anos.

A Peugeot e a Focal preparam, em conjunto, a audição do

futuro, num mix de exigência e inovação, rumo a uma experiência sonora única.

Qualquer que seja a fonte de transmissão, a arquitetura acústica com assinatura Focal garante uma ótima difusão do som. Antecipando o futuro sonoro incorporado, o sistema integrado no veículo foi projetado, especificamente, para proporcionar dois novos recursos de som:

  • o mapping, que permite, por exemplo, o envio de mensagens de navegação apenas ao condutor, enquanto os restantes ocupantes desfrutam da música,
  • o zoning, que permite uma individualização total dos conteúdos, colocando cada passageiro na sua própria bolha de som, sem constrangimentos mútuos.

Herança sem complexos

Coupé moderno, de linhas afiadas, este arquétipo ultratecnológico do prazer automóvel encontra a sua força nas profundezas do ADN do Peugeot 504 Coupé. O Peugeot e-Legend Concept projeta-nos para um futuro próximo sem qualquer nostalgia. Ele formaliza a nossa abordagem a um Peugeot que releva os novos desafios tecnológicos da indústria automóvel, conta Gilles Vidal, Diretor de Estilo Peugeot

O Peugeot e-Legend Concept amplia o ADN da marca, conjugando o seu legado com as mais avançadas tecnologias do mundo automóvel. A Peugeot comprova que um veículo hipertecnológico pode assumir as características de um veículo desejável. A escolha da silhueta de um coupé para um veículo autónomo amplia as experiências de condução, com a utilização de códigos muito modernos, com medidas e proporções bastante realistas e pragmáticas. O surgimento das novas plataformas elétricas abre o campo das possibilidades aos designers, suprimindo as limitações técnicas inerentes à propulsão térmica.

Aparência atlética e sensual 

Para destacar a sua visão tecnológica, a imagem deste Peugeot assenta na herança da marca. Pisca o olho à reinterpretação das grandes temáticas do estilo de um veículo prazeroso, o 504 Coupé:

  • uma silhueta leve, atlética, afiada e sensual,
  • um habitáculo, arqueado para a secção traseira, beneficiando das amplas portas vidradas.

À frente, a aparência do veículo é identificável através de uma assinatura visual composta por 3 garras e dois módulos duplos. A área técnica situa-se sob os faróis, incorporando todas as funções das ajudas à condução. O conjunto da máscara frontal integra-se entre as asas dianteiras, dividindo-se em dois através de uma viga em alumínio preto, um legado dos para-choques cromados em aço inoxidável.

Atrás, a emblemática assinatura visual da gama Peugeot também é apresentada em modo 3 garras, aqui com um tratamento muito tecnológico. Localizada na parte superior do vidro traseiro, a terceira luz de travagem cobre toda a largura do modelo, numa composição de lâminas múltiplas que a reflete.

Os flancos contam com um tratamento em três fases, independentes, em particular através de uma extensão da plataforma técnica na parte inferior e uma grande área vidrada, inspirada no rácio de proporção tela/vidro do Peugeot 504 Coupé. Estas grandes superfícies vitrificadas, compostas de vidro temperado, dota o seu interior de uma bela iluminação. As cavas das rodas são esculpidas em negativo, sendo que as da frente incorporam uma passagem de ar.

O conjunto é sublinhado por um arco em metal, que envolve os vidros laterais e amplia o vidro traseiro insertado e facetado. Visível do exterior, sob os vidros traseiros de custódia, um ecrã apresenta ao seu utilizador uma saudação personalizada e o nível de carga antes do arranque. O sistema também avisa os que se encontram no exterior de que o modelo está a operar em modo autónomo. O comando de abertura tátil das portas está habilmente escondido no vidro de custódia.

A carroçaria é de uma tonalidade cinza, subtilmente matizada em tom champanhe. Dependendo da luminosidade exterior, a cor altera-se de um cromado que reflete o ambiente em redor, para um aspeto bronze metalizado polido. O processo utilizado é semelhante ao que se aplica nos frascos das grandes casas de perfumes. 

As dimensões deste concept car são (em mm): 

  • Comprimento: 4.650,
  • Largura: 1.930,
  • Altura: 1.370,
  • Distância entre eixos: 2.690.

As rodas são compostas por jantes de 19 polegadas de diâmetro e pneus Michelin, de dimensões inerentes aos modelos de série. Realismo e credibilidade. 

Exigência nos materiais

Para proporcionar um habitáculo elegante e luminoso, a escolha dos designers focou-se em materiais calorosos, compensando o frio do digital: contraponto na corrida frenética para o mundo 100% digital.

O veludo regressa em grande estilo. Selecionado nas versões mais nobres pelo toque sedoso e agradável, o veludo de seda é habilmente misturado com uma malha técnica mais moderna, que oferece maior liberdade em termos de confeção, tecida digitalmente e especialmente para este veículo, a partir de um fio brilhante, reminiscente da tonalidade do veludo.

As secções mais altas e as entradas das portas foram concebidas em madeira de paldao pelo parceiro da Marca Hervet Manufacturier. Oriundo das florestas renováveis, esta madeira exótica lembra fortemente a mobília dos anos 60, em palissandro ou ébano. Os veios escuros destacam o azul-turquesa presente nos bancos e no piso. Esta interpretação moderna da madeira traz à memória os painéis de bordo dos níveis GT dos modelos Peugeot 3008, 5008 e 508.

Com vista a aperfeiçoar a imersão e a personalização do seu habitáculo, foi criado um difusor de fragrâncias perfumadas. A Ex-Nihilo criou dois perfumes específicos para projeto.

Tecnologia e materiais nobres

Disseminado por todo o habitáculo, o material digital (ou interpretação numérica de materiais genuínos) assenta em duas temáticas principais: rede de linhas que lembram o bronze ou redes de linhas que imitam as madeiras de ébano. Tal é transmitido nos 16 ecrãs de diferentes dimensões, tais como: um de 49 polegadas, curvo, colocado sob a barra de som, frente aos ocupantes; outro de 29 polegadas nas portas e outro de 12 polegadas em cada pala de proteção do sol. Os materiais digitais foram alvo de uma reflexão profunda para se encaixarem perfeitamente e se fundirem no habitáculo. A consola central dá acesso aos principais comandos de condução através de um controlo rotativo e de um ecrã tátil de 6 polegadas. À esquerda do volante, uma barra de botões (toggles) digitais integram comandos contextuais e configuráveis, de acordo com o modo de condução.

O design dos assentos em “H” e os suportes de enchimento verticais foram inspirados no Peugeot 504 Coupé: ganho em peso fruto das dimensões o mais compactas possível, do tipo comfort fit, que combinam conforto e estimulam o suporte, graças ao recurso a espumas com memória de forma (em modo de conforto ajustado). Os apoios de cabeça, são ajustáveis ou escamoteáveis, integrando-se no banco. 

O Peugeot Responsive i-Cockpit® resulta de uma evolução do Peugeot i-Cockpit, que caracteriza os modelos da marca. Inclui, entre outros elementos, um heads-up display com três mostradores e de um volante ultracompacto. 

Cadeia de tração 100% elétrica

Integrando-se, perfeitamente, na visão realística da transição energética da marca, o Peugeot e-Legend Concept conta com uma cadeia de tração 100% elétrica. Recorrendo a baterias de 100 kWh, a motorização garante um binário de 800 Nm e uma potência de 340 kW, distribuída pelas quatro rodas motrizes. Este nível de performance permite cumprir os 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos e atingir-se uma velocidade máxima de 220 km/h. A autonomia é de 600 km, segundo o protocolo WLTP, sendo possível recuperar 500 km em 25 minutos, graças ao processo fast charging. O Peugeot e-Legend Concept cultiva o espírito zero de restrições tecnológicas, propondo um sistema de recarga por indução. 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of