Este ano realiza-se a 17ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) e a 19ª do Dia Europeu Sem Carros (DESC), iniciativa que já faz parte do calendário de muitas cidades e vilas por toda a Europa e também já noutros continentes. O tema central deste ano é o transporte multimodal, a “multimodalidade”.

Sabia que…
… com a participação de mais de 2500 localidades a Semana Europeia da Mobilidade de 2017 foi, até hoje, a edição mais bem sucedida em adesões?

“A Comissão europeia está empenhada em reduzir as emissões de CO2, o congestionamento do tráfego e a poluição do ar para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus e atingir os objetivos fixados pelo Acordo de Paris”, explica a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Assim, a Comissária Europeia dos Transportes, Violeta Bulc, pediu para 2018 ser o “ano da multimodalidade” – um ano em que a Comissão pretende fomentar a importância da multimodalidade no sistema de transporte da UE.

A “multimodalidade” no setor dos transportes, ou “transporte multimodal”, é a utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem. O conceito aplica-se tanto ao transporte de mercadorias como ao transporte de passageiros. A multimodalidade aproveita as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia, tais como: conveniência, velocidade, custo, confiabilidade e previsibilidade e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens) que ajudarão a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda tornar todo o setor mais ecológico, mais seguro e eficiente em termos de custos.

Portugal participa na iniciativa europeia desde a primeira hora, através de inúmeras autarquias e outros parceiros que colaboram ativamente com os municípios envolvidos. Este ano são 81 as autarquias a aderir à SEM. Veja aqui o mapa das cidades portuguesas aderentes.

Em cada ano a coordenação europeia juntamente com os coordenadores nacionais e sob orientações da Comissão Europeia, escolhe um slogan específico para cada edição da iniciativa.

Em 2018 pretende dar-se grande ênfase à multimodalidade que é o tema para 2018 e o slogan que acompanhará a campanha é “Mix and Move!”.

Assim sendo, para a edição da Semana Europeia da Mobilidade 2018, o slogan em português é “Combina e Move-te!”.

O intuito destas iniciativas é o de “facilitar um debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular”, refere a APA.

Como já é hábito, o Dia sem Carros (sábado, 22 de setembro) será o culminar das atividades de toda a semana.

Objetivos principais definidos pela APA:

  • Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;
  • Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente;
  • Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade;
  • Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of