Durante a “Car Week” de Pebble Beach (Califórnia, EUA), a Audi irá apresentar um protótipo superdesportivo 100% cento elétrico, o PB18 e-tron. Será dentro de uma semana, no dia 23 de agosto. às 17 horas.
A designação do veículo refere-se ao lugar da divulgação mundial, Pebble Beach (PB). Por seu lado, o número 18, alude ao ano em que será desvendado (2018), mas também é uma homenagem ao Audi R18 e-tron, do qual herdou parte da tecnologia num grande número de elementos.
O Audi PB18 e-tron será apresentado a nível mundial no próximo dia 23 de agosto, no circuito de Laguna Seca, e no dia seguinte mostra-se no encontro de conhecedores e entusiastas “The Quail”. No dia 26 de agosto, marca presença no Concurso de Elegância de Pebble Beach.
O novo centro de design de Malibú foi o responsável pela criação do estilo deste novo protótipo totalmente elétrico.
A marca ainda guarda a sete chaves as informações a respeito do modelo (o teaser que usamos como apoio fotográfico à notícia é o único elemento oficial), mas no Welectric antecipamos alguns dados que se pode esperar que venham a ser anunciados.
Sucessor espiritual do R8 e-tron
Este novo protótipo poderá ser mais do que o mero sucessor espiritual do R8 e-tron, modelo apresentado em 2014 baseado no R8 da primeira geração. E pode ser mais, na medida em que poderá ser aquilo que o R8 e-tron tentou ser e não conseguiu. Recorde-se que o fabrico do R8 e-tron durou menos de um ano. Na altura, a Audi justificou o término da produção pelas vendas fracas registadas (menos de 100 unidades entregues a um milhão de euros cada).
Este PB18 e-tron concept pode até ser o substituto do próprio R8, ainda que adotando outra nomenclatura.
O PB 18 e-tron utilizará tecnología vista no R18 LMP de competição, apresentando-se como o ponta de lança da marca em matéria de planos futuros em matéria elétrica.
Audi e-tron GT
Deste modo, além deste superdesportivo (PB18 e-tron), a Audi terá outro veículo desportivo de altas prestações, o e-tron GT (a fabricar em Böllinger Höfe, Alemanha), com carroçaria de quatro portas e cuja chegada se aguarda para 2020 para rivalizar com o Porsche Taycan, por exemplo.
Dois SUV, um deles coupé
Estes dois modelos de veia desportiva terão a companhia de um SUV e-Tron, o qual será o primeiro SUV elétrico da marca alemã, prevendo-se o seu lançamento comercial em 2019. Este modelo será revelado mundialmente a 18 de setembro.
Nos meses seguintes, teremos a apresentação da versão quase final do e-tron Sportback, um SUV coupé, cujo concept foi exibido no salão do ano passado de Xangai, China. A sua versão de série deve dar-se a conhecer no princípio do próximo ano também.
O protótipo Audi e-tron Sportback foi exibido com 320 kW de potência (aumentando até 370 kW com a função boost), autonomia de até 500 km e aceleração 0-100 km/h em 4,5 segundos.
No espaço de sete anos, a Audi disporá de uma gama de mais de 20 propostas com eletrificação (parcial ou integral), mais pensadas para uma utilização diária, as quais contribuirão para que, em 2025, a Audi tenha 30% das suas vendas assentes em veículos com alguma da sua propulsão a ser elétrica, incluindo mild hybrids, híbridos e os puro elétricos.