Audi acorda com Ericsson introduzir 5G no fabrico de carros

Audi e a Ericsson estabeleceram um protocolo com vista a explorarem o potencial da tecnologia 5G para a própria produção de veículos.

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5G, Audi, Ericsson
Fábrica de Ingolstadt, da Audi.

Audi e Ericsson assinaram na sede da Audi, em Ingolstadt, Alemanha, um Memorando de Entendimento com vista a explorar o potencial da rede 5G como uma tecnologia de comunicação pronta para o futuro, capaz de satisfazer as elevadas exigências da produção automóvel.

Nesse âmbito, nos próximos meses, especialistas de ambas as empresas realizarão ensaios práticos no centro técnico “Audi Production Lab” em Gaimersheim, Alemanha.

Isto significará que a Audi pretende introduzir a rede de comunicação 5G no próprio processo de produção dos seus veículos.

A rede 5G é a próxima geração de comunicações móveis. A chegada da tecnologia 5G traz consigo velocidades de processamento de dados mais rápidas e maior disponibilidade e capacidade de rede, assim como mais segurança.

Frank Loydl, responsável pelos serviços de informação da Audi, destaca que “a fábrica totalmente conectada irá ter um impacto significativo na produção do futuro. Uma poderosa arquitetura de rede, que responde em tempo real, é de importância decisiva para a nossa empresa. Estamos a testar as oportunidades que a tecnologia 5G oferece para aplicações industriais na fábrica inteligente (smart factory)”.

Além da fábrica de Ingolstadt, a Audi e a Ericsson estão a explorar a possibilidade de aplicar a tecnologia 5G noutras fábricas do grupo Audi.

As redes 5G tornarão
as fábricas mais eficientes

Se para os consumidores, as redes 5G proporcionarão uma experiência de banda larga melhor e mais rápida, para as empresas serão um facilitador para abrir novas aplicações para tudo, desde os veículos conectados até as fábricas inteligentes de amanhã.

Esta tecnologia tem muitas características de rede que são essenciais para a Indústria 4.0, com processos de produção cada vez mais flexíveis e complexos. Permite taxas de transferência de dados mais rápidas e maior capacidade de rede, além de prometer mais segurança. Além disso, a latência ultrabaixa garante tempos de resposta rápidos entre os equipamentos no sistema de produção.

Primeira fase do projeto

Na primeira fase do projeto, a Audi e a Ericsson irão testar um aplicativo de latência-crítica usando robots de produção com ligação sem fios e equipados com um aplicativo de colagem – uma técnica comum na construção de carroçarias.

A infraestrutura planeada no centro técnico de Gaimersheim incluirá a implementação das tecnologias 5G num ambiente de produção simulado que espelha as fábricas Audi em Ingolstadt e noutras localidades.

O laboratório será equipado com a rede “Proof-of-Concept (PoC)” da Ericsson, que é uma instalação de ensaio aberta para permitir implementações antecipadas da tecnologia 5G. A rede está projetada para integrar tecnologias alternativas ou complementares àquelas atualmente em uso, incluindo conetividade Wi-Fi ou LAN sem fios ou por cabo (Ethernet) dos componentes de produção.

Erik Ekudden, CTO do Grupo Ericsson, explica que a “Ericsson já está a executar programas industriais 5G em todo o mundo para ajudar os fabricantes a aumentar a produtividade e criar novas oportunidades de negócio. Este projeto é uma ótima oportunidade para ver o que é possível quando incorporarmos o 5G num ambiente de produção de automóveis para realmente permitir a produção inteligente sem fios.”

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