O Jaguar Vector Racing V20E é uma embarcação, exemplar único, que ganhou direito esta semana a figurar no “Guiness” como o barco elétrico mais rápido do planeta.

Nas águas do lago britânico de Coniston Water, o Jaguar Vector Racing V20E atingiu 88,61 milhas por água, ou seja 142,6 km/h de velocidade média em duas voltas dadas a um itinerário de 1 km de extensão.

O piloto foi Peter Dredge, diretor técnico e co-fundador da Jaguar Vector.

O recorde mundial anterior de uma lancha elétrica foi estabelecido em 2008: 76,8 milhas por hora, ou seja, 123,6 km/h.

De momento, não foram adiantados detalhs sobre a motorização instalada na lancha, embora haja informações no sentido de que os construtores tenham aproveitado peças e tecnologia semelhantes às encontradas na elétrica Fórmula E, onde a Jaguar está presente.

Esta embarcação recordista foi desenhada e construída pela Jaguar Vector em parceria com os especialistas em desporto motorizado da Williams Advanced Engineering.

“Após 12 meses de trabalho duro, este é um resultado fantástico para a equipa e para os nossos parceiros. É também um grande primeiro passo para trazer a potência e a versatilidade da eletrificação para a indústria naval”, afirma Malcolm Crease, CEO da Jaguar Vector Racing.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of