A LeasePlan apresentou no passado dia 6 de junho, no Silk Club, em Lisboa, os vencedores da 16ª Edição do Carro Frota do Ano, uma iniciativa que contou com a presença de representantes da LeasePlan Portugal, de responsáveis das marcas em concurso e de um painel de jurados.

O Carro Frota tem como objetivo distinguir os carros para frotas que mais se destacaram em 2017 no segmento de ligeiros de passageiros, em quatro categorias: “Pequeno Familiar”, “Médio Familiar Generalista”, “Médio Familiar Premium” e, pela primeira vez nesta edição, “Veículo Elétrico”.

Uma mudança em curso

Os resultados deste ano parecem refletir a crescente preocupação dos utilizadores e empresas com as emissões, procurando soluções mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental.

Se a vitória no Nissan Leaf Tekna como melhor veículo elétrico não surpreende, apesar da concorrência forte do Volkswagen e-Golf e do Renault Zoe Intens, o mesmo não poderá ser dito dos triunfos em duas outras categorias, Médio Familiar Generalista e Médio Familiar Premium.

Na primeira, face à concorrência de dois modelos Diesel, o júri escolheu o Volkswagen Passat Variant 1.4 TSI GTE Plug-in, na segunda, o vencedor foi o BMW 330e iPerformance Advantage 2.0, face também a modelos Diesel de outras marcas.

“Os veículos que se destacam nesta 16ª Edição do Carro Frota, dois híbridos e um 100% elétrico, confirmam a alteração do paradigma da mobilidade a que temos vindo a assistir e de que a LeasePlan tem sido pioneira ao assumir o compromisso de liderar a transição de motores de combustão interna para frotas com propulsão alternativas, tendo como objetivo as zero emissões líquidas da sua frota até 2030.”, disse António Oliveira Martins, Diretor Geral da LeasePlan Portugal

A única excepção aos triunfos dos Veículos Elétricos e Híbridos Plug-In foi conseguida pelo Renault Megane IV Sport 1.5 dCi Intens, que venceu a categoria “Pequeno Familiar”, onde estava outros dois modelos com motorização Diesel.

Dadas as particularidades do nosso mercado, o referido Renault foi também escolhido como Carro Frota do Ano 2018.

Para este resultado contribuíram as vendas LeasePlan, o espaço da mala, facilidade de condução, travagem, custos totais de propriedade.

Critérios muito variados

A pré-seleção dos modelos para avaliação foi realizada tendo em conta as vendas LeasePlan e do mercado automóvel em 2017, o TCO (Total Cost of Ownership – Renting a 48 meses/120.000 Km, com todos os serviços incluídos, estimativas de combustível, portagens e Impostos (IVA e Tributação Autónoma). 

Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final. Em avaliação estiveram três veículos por categoria já pré-selecionados que foram testados em quatro circuitos diferentes, previamente definidos consoante a categoria em que estavam inseridos.

A componente qualitativa foi analisada por um Júri composto por 15 Clientes frotistas e dois membros da imprensa especializada, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica. A componente quantitativa tem por base as versões mais escolhidas pelos clientes LeasePlan e engloba a análise das componentes do TCO, vendas LPPT, vendas mercado automóvel, prazos de entrega, emissões de CO2 e classificação EuroNCAP (European New Car Assessment Programme) a valores de 2017. 

A primeira fase da 16ª Edição do “Carro Frota LeasePlan” ocorreu em Óbidos, entre os dias 8, 9 e 10 de maio.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of