Num trabalho conjunto do Watts On e do Tesla Club Portugal, realizámos um estudo comparativo que nos permite estimar com bastante confiança os valores de comercialização do Tesla Model 3 em Portugal, incluíndo as três versões conhecidas e equipamentos opcionais.

A análise foi feita comparando todos os preços dos modelos da Tesla já em comercialização em Portugal e dos modelos homólogos no mercado americano. Com este exercício, foi possível perceber uma relação constante entre o preço de venda nos Estados Unidos e o preço em Portugal, antes de ser aplicado o IVA.

Deste modo, comparando os preços em euros sem IVA em Portugal, com os preços nos EUA, em dólares, foi possível obter um valor de ajuste médio entre os dois, que se estabeleceu em 0,9655.

O valor mais desfasado deste exercício foi obtido com o Model S P100D, que custa, sem IVA em Portugal, 124 984 euros e 135 000 dólares.

Foram sempre consideradas as especificações base de cada modelo, apenas com o Pack Confort, que faz parte do equipamento das versões vendidas em Portugal, sem acréscimo de preço.

Esta tendência, aplicada ao Model 3 obtém resultados muito interessantes, que nos permitem projetar os seus preços de venda ao público no nosso país..

Aplicando o valor médio de ajuste, estimamos o preço do TM3 modelo base em 33 793 euros o que, com IVA, perfaz 41 566 euros. O modelo Base do Tesla Model 3 ainda não terá entrado em produção, mas espera-se que esta se inicie em breve.

O modelo Long Range, com pack de baterias de 75 kWh, aplicando a mesma relação, custará mais 10 688 euros, totalizando 52 254 euros (42 483 €, sem IVA).

Novas versões já têm preço também

Entretanto, foi anunciada a versão AWD, com dois motores e tração integral do Tesla Model 3. Com esta especificação, o TM3 vai acelerar dos 0-100 km/h em pouco mais do que 4,5 segundos, mantendo a velocidade máxima de 225 km/h e a autonomia de 499 km do Long Range.

De realçar que, a partir de 1 de Setembro deste ano, todos os veículos comercializados na União Europeia terão o seu consumo energético e emissões  calculados mediante as novas regras WLPT (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure), pelo que os dados referentes à autonomia do TM3 podem alterar-se.

O custo adicional do AWD será de 5000 dólares nos EUA. A nossa estimativa aponta para um valor de 5938 em Portugal.
Para além do AWD, Elon Musk anunciou ainda a esperada versão Performance do TM3, que o próprio comparou ao BMW M3.

Com acelerações na ordem dos 3,5 segundos dos 0-100 km/h e velocidade máxima de 250 km/h, vai ser seguramente o TM3 mais desejado nos próximos tempos. Terá um custo adicional de 21 500 dólares, que se traduz, de acordo com o nosso estudo, em 25 533 euros.

Estimamos ainda que um TM3 Performance com uma especificação muito completa, tenha um valor muito próximo dos 100 000 euros em Portugal, ligeiramente menos do que preço base do BMW M3 (102 360 euros).

Quanto custarão os extras?

No que diz respeito aos opcionais, usámos dois pontos de referência, entre a nossa fórmula de cálculo e o preço do mesmo equipamento no Tesla Model S em Portugal.

O valor que estimamos para as jantes de 19’’ é de 1600 euros. A pintura especial, é de 1050 euros. O Pack Premium, que inclui filtros de proteção do habitáculo, bancos e volante aquecidos e sistema de som melhorado, entre outros equipamentos, custará 5400 euros, o mesmo valor que estimamos para a função Autopilot.

Quanto à capacidade de condução autónoma total, estimamos um custo idêntico ao do Model S, de 3200 euros.

Aos valores que indicamos, falta adicionar custos administrativos e documentação nosso país, que atualmente é de 500 euros.

Embora este nosso estudo nos dê confiança para os apresentar aos leitores, baseamo-nos em informação disponível para o público e, por isso, não oficial.

Podem surgir alterações significativas ou arredondamentos a estes valores que aqui apresentamos. Todavia, a não ser que a marca altere a sua relação de preços entre os EUA e a Europa — o que não é provável, já que a Tesla pretende ter os seus modelos numa estratégia de comercialização global — estes serão, com pequenas oscilações, os valores mais prováveis.

Primeiros exemplares chegarão em 2019

Depois de algumas semanas com dificuldades na produção do TM3, a Tesla está a aproximar-se dos objetivos que estabeleceu internamente de 5000 unidades por semana. Os últimos dados apontam para um ritmo atual superior a 3500 unidades, com mais de 31 000 exemplares já matriculados.

É possível que as primeiras unidades cheguem ao mercado europeu no final deste ano. Em Portugal, talvez comecem a chegar ainda durante o primeiro semestre de 2019.

Não conhecemos ao certo o número de portugueses que encomendaram o TM3, mas os números que várias fontes nos indicam apontam para várias centenas, podendo atingir o milhar em breve, uma situação que certamente se consolidará com a chegada dos primeiros exemplares e da confirmação dos preços.

Por enquanto, com os valores que aqui revelamos, já dá para começar a fazer algumas contas…

Agradecemos a estreita colaboração do Tesla Club Portugal, em particular ao João Nunes e ao Hugo Pinto, para a realização deste artigo.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of