O Festival Eurovisão da Canção que se realiza em Lisboa, de hoje, dia 8 de maio, até sábado, 12 de maio, vai dar a possibilidade aos fãs de votarem nos seus artistas favoritos, através de uma aplicação interativa que acompanha o voto oficial do Festival Eurovisão da Canção.

O Festival Eurovisão da Canção é acompanhado por mais de 200 milhões de espectadores. O concurso deste ano, sob o mote “All Aboard!” como reflexo da história de Portugal como nação marítima. ocorrerá em Lisboa, na Altice Arena. As semifinais serão realizadas nos dias 8 e 10 de maio e a final dia 12 de maio. O festival realiza-se, pela primeira vez, em Portugal, depois do triunfo de Salvador Sobral na anterior edição com a canção Amar pelos Dois.

Durante as semifinais e a grande final, os fãs vão poder usar a função Light Voting, que faz parte da aplicação oficial ESC (disponível em iOS, Windows Phone e Google Play), para votar em cada música durante a sua atuação. Dependendo dos pontos ganhos em cada canção na votação da Osram (uma das empresas patrocinadoras do evento), quatro monumentos em Lisboa – a Praça do Comércio, a Câmara Municipal, o Castelo de São Jorge e a estátua do Cristo Rei – serão iluminados nas cores correspondentes. Azul significa que uma música deixou os espetadores frios, enquanto vermelho na outra extremidade da escala significa que o desempenho estava quente. Os resultados serão imediatamente visíveis na cidade e via webcams em todo o mundo.

Mais de 800 projetores de entretenimento

A Osram será, de resto,parceiro oficial da iluminação de todo o espetáculo, o que significa que todos os jogos de animação de luz previstos para o Festival Eurovisão da Canção terão a sua assinatura. No Festival Eurovisão da Canção 2018, a plataforma para os artistas irá incluir 800 luzes das suas marcas de entretenimento Claypaky (em número de 750 moving heads) e ADB Stagelight (50 luzes estáticas).

Um dos destaques é o Axcor Profile 900, que fará a sua estreia oficial em Lisboa. “Este
projetor LED da Claypaky é o mais avançado do seu tipo no mercado. O seu
motor de luz LED branca de 880 W oferece 46.000 lumen. Estão também mais de 300
projetores da família Scenario no palco do ESC. Eles são equipados com lâmpadas de
1.400 W altamente eficientes da Osram, especialmente desenvolvidas para aplicações tão
exigentes. Os participantes da Eurovisão irão ser iluminados por Hepikos da Claypaky, um
híbrido entre feixe de luz/varrimento equipado com uma lâmpada Sirius HRI 440 W da
Osram e pelo novo Klemantis da ADB, uma luz de ciclorama assimétrica com base num
módulo LED de seis cores”,explica a marca.

As nossas soluções de iluminação altamente eficazes ajudam a transformar as performances dos artistas de todo o mundo em experiências inesquecíveis, carregadas de emoção”, declara Hans-Joachim Schwabe, diretor executivo da Specialty Lighting da Osram.

O técnico responsável pelo espetáculo de luzes é o designer de iluminação alemão Jerry Appelt, que também iluminou os concursos em Kiev em 2017 e em Estocolmo em 2016. Fique com uma pequena ideia do que foi o trabalho de iluminação no evento do ano passado, em Kiev, Ucrânia, vendo estes dois filmes que lhe propomos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of