Ponte feita com impressão 3D está pronta na Holanda

Amesterdão é chamada de Veneza do Norte devido aos seus 165 canais que perfazem mais de 100 km, às suas 90 ilhas e mais de 1200 pontes. Rodeada por água, a capital da Holanda vai ganhar mais uma ponte... feita em 3D.

0
717

Amesterdão tem mais de 1200 pontes a ligar as margens dos seus 165 canais. Desde 2015 que a startup holandesa MX3D tem vindo a trabalhar na construção de uma nova ponte para a cidade, em 3D, tendo agora finalizado a sua construção, ou, se se achar mais conveniente, a sua impressão.

A impressão propriamente
dita levou seis meses.

A travessia pedonal, de 12,5 metros de comprimento e 6,3 metros de largura, é feita de 4500 kg de aço inoxidável e foi realizada com impressoras 3D, a partir de um desenho do holandês Joris Laarman. A “tecelagem” da ponte compreendeu 1100 km de fios de aço.

A MX3D irá agora introduzir os últimos acabamentos de estilo e submeter a infratrutura a um teste de carga total para verificar a sua integridade estrutural (nos primeiros ensaios, com 30 pessoas em cima da ponte, a infraestrutura passou no teste).

Para os seus autores, esta infraestrutura exibe todo o potencial da impressão 3D.

Em outubro deste ano, a obra será oficialmente revelada na Dutch Design Week.

O grande momento está, porém, reservado para 2019, quando a ponte for instalada no canal Oudezijds Achterburgwal, em De Wallen, um dos distritos de luz vermelha mais conhecido.

A ponte será, igualmente, smart, pois terá uma rede de sensores (desenvolvidos pelo Instituto Alan Turing e especialistas em Internet of Things) que transmitirão a todo o instante dados sobre o comportamento da estrutura, a sua tensão, vibrações e o movimento que a atravessa (número de pessoas e velocidade a que andam). Esses sensores também permitirão recolher informação acerca da temperatura e qualidade do ar no local.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of