O novo Nissan Leaf já chegou à rede de Concessionários Nissan em Portugal. Segundo a Nissan Portugal, à data de hoje, o número de encomendas  formalizadas representa quase tanto quantas as vendas acumuladas ao longo dos sete anos de comercialização em Portugal do primeiro Leaf.

Esta geração apresenta grandes novidades, não só a nível estético, uma das principais críticas apontadas ao modelo anterior, mas também sobretudo em termos tecnológicos.

É de particular destaque a maior autonomia do novo modelo, bem como uma série de novas funcionalidades que estarão disponíveis nesta segunda geração.

Design moderno e emocionante

Exteriormente, é reconhecível o ar de família com modelos como o Qashqai ou Micra. A assinatura luminosa Nissan, em forma do bumerangue, também contribui para essa associação.

As boas impressões estendem-se ao interior completamente redesenhado, mantendo a excelente habitabilidade do modelo anterior.

Qualidade e tecnologia no interior

O novo ecrã TFT de 7 polegadas, a cores, inclui menus e gráficos diferentes, que facilitam o acesso a funcionalidades essenciais como navegação, áudio, consumos, autonomia, energia das baterias, cálculos de viagem, rotas até aos postos de carregamento mais próximos, tecnologia de Escudo de Proteção Inteligente (que inclui o aviso de mudança involuntária de faixa, o identificador de sinais de trânsito, o regulador automático de luzes de máximos e o sistema de anticolisão frontal) ou a Câmara Inteligente 360º com deteção de pessoas e objetos em movimento. Para uma melhor conectividade, destaque para a integração do Apple CarPlay e do Android Auto.

e-Pedal pode revolucionar a condução

Graças ao sistema e-Pedal, é possível conduzir o Nissan Leaf em praticamente 90% da sua utilização normal sem recorrer ao pedal do travão. Com esta funcionalidade ativa, a desaceleração também é sinónimo de travagem e quando se retira o pé do acelerador, o sistema funciona com a eficácia de um travão. Em situações que exijam uma travagem mais forte, ou como resposta a uma emergência, o recurso ao pedal do travão é sempre uma solução.

Uma tecnologia que é útil também em subidas ou descidas, pois mantém o automóvel na sua posição, até que o acelerador seja pressionado novamente. Uma solução simples, que contribui para uma condução muito mais cómoda e muito menos stressante, por exemplo, em cidade, mas também para uma regeneração mais eficaz da energia das baterias.

No entanto, compete sempre ao condutor a opção por conduzir ou não com a ajuda do sistema e.Pedal.

Primeira fase da condução autónoma disponível de série

O sistema de condução autónoma Nissan ProPILOT de 1ª fase atua na direção, travões e acelerador, para ajudar o condutor em situações de condução em faixa única de autoestrada e em trânsito intenso em cidade.

Sempre que o sistema for acionado em situações de trânsito congestionado, o novo Nissan Leaf abranda sem qualquer intervenção do condutor; imobiliza-se se o trânsito o fizer; e volta a acelerar se o veículo precedente o fizer.

Uma referência, ainda, para o ProPILOT Park. Com o simples toque num botão, o novo Nissan Leaf conduz-se por si próprio até ao lugar de estacionamento e efetua as manobras que forem necessárias, sem qualquer intervenção do condutor na direção ou nos pedais; de forma completamente autónoma, com todas as vantagens em termos de conforto de condução e precisão da manobra.

Mais potência, mais autonomia e mais prazer de condução

O novo Nissan Leaf está equipado com um novo grupo motopropulsor elétrico com uma potência de 110kW (150cv) e 320Nm de binário. Segundo a Nissan, o novo Leaf não é “apenas” sinónimo de economia e de sustentabilidade, mas também de prazer de condução. O novo chassis também promete significativos progressos em comportamento dinâmico.

O novo Nissan Leaf é o primeiro a anunciar consumos segundo a nova norma WLTP, muito mais realista do que a anterior  e que implica a homologação de valores de consumos, logo de autonomias, versão a versão e não médias por motorização, como acontecia anteriormente. Assim, segundo a nova norma WLTP o Nissan Leaf reivindica uma autonomia, consoante as versões, de 270 a 285km em ciclo misto e 389 a 415km em ciclo urbano.

Tecnologia V2G

Tal como na anterior geração o novo Nissan Leaf inclui de série a tecnologia de Veículo para a Rede (V2G). Graças ao carregamento bidirecional, o automóvel também pode devolver energia para alimentar o mundo à sua volta ao ligá-lo a residências e escritórios. Inclusivamente, até pode devolver quaisquer excessos de carga para abastecer e estabilizar a rede elétrica local (nos mercados em que a legislação o permite).

A Nissan afirma que o novo Leaf personifica a sua visão de Mobilidade Inteligente, o que o Welectric aferirá quando realizar o seu primeiro ensaio.

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