Jaguar I-Pace autónomo em 2020 ao serviço da Waymo

A Waymo, o antigo projeto de veículos autónomos da Google, uniu forças à Jaguar Land Rover para a criação de um I-Pace autónomo para serviços de transporte sem condutor, em 2020.

0
449

A Jaguar Land Rover (JLR) e a Waymo (o antigo projeto de veículos autónomos da Google) acordaram uma colaboração estratégica a longo prazo, mediante a qual as duas empresas irão desenvolver o primeiro veículo de luxo autónomo elétrico para oferecer serviços de transporte sem condutor.

A JLR e a Waymo vão, assim, trabalhar em conjunto no design e desenvolvimento dos veículos autónomos premium baseando-se no totalmente elétrico Jaguar I-Pace.

“A nossa paixão por avançar até uma mobilidade inteligente precisa de colaboradores especialistas e com uma grande experiência. A união de forças com a Waymo vai permitir superar todos os limites desta nova tecnologia. Juntos iremos desenvolver o veículo autónomo Waymo Jaguar I-Pace com a atratividade, espaço e elevado nível tecnológico que os clientes esperam”
– Ralf Speth, CEO da JLR

“Esta colaboração estratégica a longo prazo vai permitir que as duas empresas compartam o mesmo objetivo: construir automóveis mais seguros, dar mais tempo livre aos clientes, para melhorar o equilíbrio entre trabalho e lazer, e melhorar a mobilidade individual”, assume a JLR em comunicado.

Os Waymo Jaguar I-Pace, equipados com a tecnologia de condução autónoma começarão a fase de testes no final deste ano, entrando ao serviço em 2020.

“Enquanto na Waymo apostámos na construção da experiência perfeita neste tipo de condução, a equipa da JLR desenvolveu uma nova plataforma de baterias elétricas que estabelecem novões padrões de segurança, design e capacidade. Estamos certos que os utilizadores da Waymo vão desfrutar ao máximo da segurança, luxo e da excelência da condução autónoma com o novo I-Pace”.
– John Krafcik, CEO da Waymo

Os testes em estrada e a recolha de dados em tempo real irão permitir aos engenheiros da Waymo e da JLR calibrar a sua tecnologia com vista a oferecer o máximo de segurança e fiabilidade.

20 mil I-Pace
O projecto é ambicioso, pois serão 20 mil veículos I-Pace a ser fabricados nos dois primeiros anos de produção e estarão à disposição do serviço de veículos sem condutor da Waymo, para efetuar cerca de um milhão de trajetos diários.

O Jaguar I-Pace foi apresentado no início deste mês e é o primeiro SUV totalmente elétrico da marca. A Jaguar Land Rover está apostada em liderar o desenvolvimento da mobilidade elétrica do futuro, a condução autónoma e a conetividade do automóvel.

A Waymo possui uma frota de veículos autónomos sem condutor – sem qualquer pessoa no lugar do condutor -, circulando em circuitos urbanos.

No final deste ano, a Waymo vai lançar o primeiro serviço de transporte de condução autónoma que permite a escolha de um determinado trajeto através da própria aplicação da Waymo.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of