autocarro elétrico, Guimarães, CaetanoBus

A cidade de Guimarães vai receber o seu primeiro autocarro 100% elétrico, associado ao transporte regular de passageiros, no âmbito da concessão dos TUG – Transportes Urbanos de Guimarães, empresa detida pela Arriva Portugal.

O autocarro chega à cidade berço da nacionalidade no âmbito de candidatura ao programa POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão Ambiental.

Trata-se de um pesado de passageiros vocacionado para o transporte público, com carácter regular, num investimento total de 508 mil euros, dos quais 200 mil euros são comparticipados.

O autocarro é produzido em Portugal pela Caetano Bus.

O autocarro, que foi apresentado esta quinta-feira, é elétrico e tem uma autonomia de 150 km, caracterizando-se ainda pela sua tipologia ‘low floor’ e ‘low entry’ (entrada rebaixada e sem degraus) para facilitar o acesso, inclusive, a pessoas com mobilidade condicionada.

Sabia que…
Guimarães faz parte das 13 cidades candidatas ao prémio de Capital Verde Europeia 2020, uma distinção que reconhece cidades que estão a aumentar a fasquia em práticas ambientais urbanas?

A Câmara Municipal de Guimarães promoveu simultaneamente a instalação de um posto de carregamento rápido na Estação Central de Camionagem, equipamento que permitirá o funcionamento contínuo e diário deste bus elétrico.

O posto de carregamento rápido tem na potência instalada, 150 kW, a sua principal particularidade.

O e.City Gold leva até 88 passageiros (25 dos quais sentados) e atinge 70 km/h. O pack de baterias de 150kWh está posicionado no tejadilho para permitir uma melhor aproveitamento do espaço interior do veículo.

Até ao final deste ano, a CaetanoBus irá ainda fornecer 15 unidades deste modelo para a STCP (Porto) e 6 unidades para os TUB (Braga).

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of