A Hyundai tem estado a testar os seus mais recentes modelos elétricos na pista de Hyundai Mobis, na Suécia, a cerca de uma hora de viagem do Círculo Ártico, perante as mais extremas condições climatéricas com temperaturas abaixo de zero.

Estes testes rigorosos asseguram que os elétricos, neste caso da Hyundai, são à prova de inverno e funcionam mesmo em temperaturas que chegam aos -35 °C.

O frio extremo é, muitas vezes, a causa de problemas que afetam as diferentes funções dos veículos elétricos. Estes problemas podem surgir relacionados com a ignição do veículo, com a gestão de controlo térmico do sistema de transmissão elétrico, assim como com o aquecimento, a ventilação e a maximização do alcance na condução.

Os dois mais recentes modelos elétricos da Hyundai, o novo Kauai Electric e o SUV Nexo, a hidrogénio (FCEV), foram submetidos ao teste de inverno da marca.

Kauai Electric
Por seu lado, de forma a maximizar a sua autonomia, o Kauai Electric inclui soluções de engenharia inteligentes para minimizar a eletricidade utilizada em aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC).

As tecnologias AVAC realçadas no Kauai Electric incluem uma bomba de calor eficiente, um controlo inteligente da entrada de ar, ventilação individual (apenas para o condutor) e um sistema de ventilação de pré-condicionamento.

O sistema da bomba de calor do Kauai Electric aproveita o calor emitido pelos componentes elétricos e recicla-o para aumentar a eficiência dos sistemas de aquecimento e ventilação. Ao minimizar o consumo de eletricidade pela bateria, a bomba de calor contribui para a utilização total da autonomia do Kauai Electric no inverno.

O sistema inteligente de controlo da entrada de ar presente no Kauai Electric recicla ar aquecido, ao controlar a quantidade de ar que entra e sai do veículo. Ao controlar melhor o fluxo de ar dentro do veículo, o sistema AVAC aquece o habitáculo de forma mais eficiente, minimizando assim o número de vezes que aquecimento é utilizado durante a condução no inverno.

O sistema de ventilação individual do Kauai Electric desliga completamente o aquecimento e a ventilação do tablier e do espaço para os pés do lado do passageiro quando o condutor viaja sozinho. O sistema é ativado por um botão do lado do condutor no tablier.

Quando o Kauai Electric está a carregar, o sistema de pré-aquecimento de parque permite que o veículo seja pré-aquecido, utilizando a eletricidade da rede antes do automóvel ser conduzido. Os clientes podem agendar o pré-aquecimento ou pré-arrefecimento do habitáculo dos seus veículos antes de conduzir.

Hyundai Nexo (fuel cell)
As gerações anteriores de FCEV enfrentavam dificuldades técnicas significativas para funcionar com temperaturas entre -10 e -20 °C. Para ultrapassar este desafio técnico, os engenheiros da marca coreana projetaram um componente novo para aquecer as fuel cells do Nexo em condições abaixo de zero. Graças a esta estratégia de gestão térmica, o Hyundai Nexo pode ser ligado a -30 °C, e apresenta-se ao mesmo nível de todos os outros veículos com motores de combustão interna.

Outro dos desafios técnicos tipicamente encontrados nos FCEV é a formação de gelo no armazenamento das fuel cells depois de o veículo ser desligado, uma vez que a água é a única emissão resultante deste tipo de motorização.

A Hyundai utiliza agora um sistema de ventilação instalado no armazenamento das fuel cells e, enquanto está desligado, o Nexo remove toda a água antes desta congelar.
O principal objetivo do teste de inverno num veículo elétrico com bateria de alta tensão é obter uma utilização o mais eficiente possível da eletricidade.

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