Foi ontem, em Viena, na cerimónia dos World Summitt Awards (WSA), braço da ONU para as questões da sociedade de informação, que Cascais recebeu o prémio mundial de inovação digital com impacto na sociedade, com a aplicação City Points.

A aplicação móvel tem como objetivo recompensar a cidadania responsável. Em Cascais, uma pessoa que dê sangue, recicle, faça voluntariado ou adote um cão abandonado ganha pontos. Esses pontos são trocados por serviços municipais que podem ser visitas a museus, horas de estacionamento, entradas em concertos ou aulas de natação nas piscinas municipais.

O projeto foi apresentado por Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais e obteve que explica a necessidade de criar engajamento cívico e reinvenção democrática por via da ideia discriminação positiva: “Os cidadãos não confiam nos políticos, não confiam nos partidos e não confiam nem nas instituições nem nas grandes empresas a quem entregam os seus dados. A degradação do ambiente de confiança gera clima de todos contra todos de onde emerge o populismo e o radicalismo”.

Para o autarca, o que a app City Points propõe é, muito simplesmente, um passo “pequeno mas na direção certa” de recuperação da confiança dos cidadãos nos seus pares e nos seus servidores públicos. “Esta mão visível opera de forma a que ações que visem o bem do coletivo tenham uma retribuição positiva ao nível individual” sustenta Pinto Luz.

Esta foi a primeira vez na história do WSA que uma autarquia recebeu o mais alto galardão da organização, numa edição em participaram 39 outros projetos. Pela primeira vez na história desta organização, é uma autarquia a receber o mais alto galardão da organização.

 

Esta importante distinção ocorre poucas semanas depois de Cascais ter sido caso de estudo no CES em Las Vegas e no MIPIM em Cannes. Pinto Luz afirma: “Ainda só estamos a começar.”

Desenvolvida pela CMC em parceria com a empresa InnoWave Technologies, a app City Points está disponível em versão Android e IOS.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of