A BMW está fortemente empenhada na mobilidade elétrica, tendo reafirmado que vai lançar um i4 elétrico em 2020. Este modelo, que será fabricado em Munique, será, porém, apenas um dos 25 modelos eletrificados que o Grupo BMW tenciona colocar no mercado em 2025, metade dos quais 100% elétricos.
Este i4 será concorrente do Tesla Model S, inspirando-se no iVision Dynamics concept (na foto) que tinha sido apresentado no salão de Frankfurt do ano passado e posicionando-se entre o i3 e o i8.
Outro modelo elétrico, cujo lançamento se aguarda é o iX3, versão elétrica do SUV X3 que deve chegar em 2020.
Em 2019, é a vez do Mini elétrico ser posto à venda.
Os futuros elétricos do Grupo BMW irão estar dotados da quinta geração de baterias e de tecnologia de propulsão que permitirá que os seus utilizadores se possam deslocar em distâncias até 700 km, esclarece o fabricante alemão.
Já os plug-in híbridos do Grupo BMW terão uma autonomia em modo 100% elétrico de até 100 km.
Na apresentação dos resultados financeiros, os responsáveis do grupo bávaro assumem que o ritmo em direcção à eletrificação vai acelerar, o que pressupõe o reforço do investimento nesta área em desenvolvimento, o qual, em termos absolutos, pode atingir um montante de 7 mil milhões de euros só em 2018. São cerca de mil milhões a mais da verba (6,1 mil milhões de euros) despendida no ano 2017 em veículos autónomos e eléctricos por parte deste gigante da indústria automóvel.
“A indústria automóvel está actualmente a experimentar uma fase de mudanças tecnológicas sem precedentes” – Harald Krüger, Chairman da BMW AG
Em 2017, o BMW Grupo entregou mais de 100 mil veículos eletrificados aos clientes pela primeira vez num único ano, prestação impulsionada principalmente pelo desempenho do i3.
O objetivo agora do Grupo BMW é aumentar as vendas dos seus carros eletrificados para, pelo menos, 140 mil unidades no mundo em 2018, procurando alcançar mais de meio milhão de unidades nas estradas mundiais até ao final de 2019.