A Harley-Davidson acaba de anunciar ter feito um investimento de capital na Alta Motors, empresa com sede na Califórnia (EUA) e fabricante da gama de motos elétricas de cross Redshift. Esta aposta da icónica Harley-Davidson tem, de resto, a particularidade de incidir numa startup de motociclos elétricos mesmo antes de lançar no mercado o seu (já anunciado, é certo) modelo elétrico.

A Alta Motors, conhecida anteriormente por BRD Motorcycles, é uma pequena startup de motos elétricas sedeada em Silicon Valley e financiada pelos co-fundadores da Tesla Marc Tarpenning e Martin Eberhard.

Além de alavancar a pequena Alta Motors, esta injeção de capital vai também possibilitar a partilha de conhecimento, tecnologias e componentes em termos de propulsão a eletricidade por parte de ambas as empresas, abrindo caminho ao lançamento de mais viaturas de duas rodas EV.

“No início deste ano, como parte da nossa estratégia de 10 anos, reiteramos o nosso compromisso de construir a próxima geração de motociclistas Harley-Davidson, em parte, investindo agressivamente em tecnologia de veículos elétricos (EV)”, refere o CEO da Harley-Davidson. Matt Levatich explica, neste contexto, a razão de ser da escolha da Alta Motors: “A Alta demonstrou inovação e experiência em EV e os seus objetivos estão muito alinhados com os nossos. Cada um de nós tem pontos fortes e capacidades que serão mutuamente benéficas quando trabalharmos juntos para desenvolver motociclos elétricos de ponta”.

“Queremos ser o líder mundial
na eletrificação de motos
e, ao mesmo tempo, permanecer
fiel às nossas raízes”
Matt  Levatich (CEO, Harley-Davidson)

Por seu lado, Marc Fenigstein, cofundador da Alta Motors, considera que “os motociclistas estão a começar a compreender os benefícios combinados dos veículos elétricos hoje, sendo que a nossa tecnologia continua a progredir. Acreditamos que os motociclos elétricos são o futuro e que as empresas norte-americanas têm a oportunidade de liderar esse futuro. É incrivelmente excitante que a Harley-Davidson, sinónimo de liderança no mundo das motos, partilhe essa visão. Estamos entusiasmados em colaborar com eles”.

Matt Levatich afirma ainda acreditar “que os veículos elétricos EV são para onde a mobilidade global se está a dirigir, representando um grande atrativo para os motociclistas atuais, bem como uma oportunidade de trazer novos condutores”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of