O projeto português das Aldeias do Xisto, que reúne 27 aldeias típicas, esteve em grande destaque lá fora, já que duas das suas unidades hoteleiras receberam distinções internacionais, o mesmo sucedendo à aldeia de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos.

Um dos galardões foi para o hotel Convento da Sertã, o qual foi considerado pelo Trip Advisor como um dos melhores “25 Pequenos Hotéis” da Europa e o primeiro nessa categoria em Portugal. No ranking europeu da sua categoria, este espaço de hotelaria rural ficou no 15º lugar. Refira-se que os “Travelers’ Choice Awards” têm por base milhões de avaliações e opiniões recolhidas na plataforma ao longo do ano e de onde se destacam a sua excelente qualidade, o serviço e o valor.

Por seu lado, o Aqua Village Health Resort & Spa, hotel nas margens do rio Alva, em Oliveira do Hospital, recebeu um prémio na categoria de “Melhor Hotel 5 estrelas da Europa para a Famílias 2018” para os Luxury Travel Guide, sendo justificada pelo cariz único e original do hotel, desde a arquitetura até aos seus serviços disponibilizados. Ao mesmo tempo, está nomeado em 3 categorias para os “World Luxury Hotel Awards”.

Também a aldeia de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, foi reconhecida pelas suas boas práticas ambientais. Esta aldeia foi galardoada pela associação espanhola ADEGA (Asociación para a Defensa Ecolóxica de Galiza), com o prémio “Oxigénio”, que todos os anos distingue as melhores práticas ambientais.

Para a ADEGA, esta é mesmo uma das comunidades mais ativas da Península Ibérica, ao “fazer do trabalho coletivo um objetivo para a comunidade”. Mais especificamente, foi elogiado o modo como a comunidade, após os graves incêndios, repovoou a sua zona paisagística com espécies autóctones eficazes na defesa contra o fogo e favoráveis à economia. Como é referido pelos promotores das aldeias do xisto, nesta aldeia de uma só rua há um novo sentir coletivo. Pode conhecer este lugar clicando aqui.

 

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of