O Governo recebeu a primeira tranche de um total de 170 veículos elétricos destinados à administração pública. Esta 1ª fase compreende 55 Renault Zoe. Os restantes veículos elétricos serão entregues faseadamente até ao final do mês de abril.

As viaturas foram compradas em regime de renting (Aluguer Operacional de Veículos) através da LeasePlan, enquadrando-se esta entrega na primeira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, designada de ECO.mob.

O objetivo é promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental do Parque de Veículos do Estado.

A entrega dos 170 EV destina-se a mais de 50 entidades públicas.

O contrato de renting desta mais de centena e meia de veículos será válido por um período de quatro anos (48 meses).

SABIA QUE… os transportes terrestres representam 73 % do total de consumo de petróleo para fins energéticos?

O programa ECO.mob (aprovado em Conselho de Ministros, no dia 25 de junho de 2015), na sua vertente global tem previsto a aquisição de 1200 carros elétricos para o Estado, numa verba total de 23,34 milhões de euros. Esta é, assim, a primeira etapa deste investimento orçada em 5,5 milhões de euros.

Atualmente, o elenco ministerial já faz uso de veículos elétricos, em concreto de Nissan Leaf, designadamente o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

A frota do Estado é constituída por cerca de 27 mil viaturas, possuindo uma idade média mais elevada, com custos ambientais e económicos daí decorrentes.

De acordo com António Oliveira Martins, diretor-geral da LeasePlan, “os governos têm uma palavra a dizer em relação à sustentabilidade futura da mobilidade e prova disso mesmo é esta transição de veículos de combustão para uma frota 100% elétrica”, conclui.

O Fundo Ambiental foi criado em 2017 e tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento das metas e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of